top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

SAPERAVI KAKHURI GVINIS MARANI 2018 – KAKHETI - GEÓRGIA

A Saperavi é uma casta tintureira, emblema nacional da Geórgia. A vinícola KAKHURI GVINIS MARANI está instalada na região oriental de Kakheti, na Geórgia, famosa pela produção de vinho, olhando para as montanhas do Cáucaso e para o rico Vale do Rio Alazani ao norte. A localização da vinícola oferece um dos melhores climas para a produção de vinho. Seus vinhos já receberam inúmeros reconhecimentos internacionais por sua qualidade. Os vinhedos estão localizados nas microzonas de Tsinandali, Teliani, Akhasheni, Mukuzani, Manavi e Gurjaani. As práticas de viticultura e vinificação da Marani (quer dizer vinícola em georgiano) combinam técnicas tradicionais e modernas.

● Corte de uvas: 100% Saperavi.


● Notas de Degustação: Cor rubi brilhante. Aroma de fruta escura (cereja), evoluindo para aromas de flores como a lavanda e de ervas como menta e hortelã. No final mostra um toque de chocolate em pó. No paladar mostra bom frescor e taninos ainda um pouco rústicos, mas que não chegam a incomodar. Corpo médio e boa persistência. Na boca me lembrou um Tannat, sendo ótimo para acompanhar comida.


● Estimativa de Guarda: é um vinho que já pode ser bebido, mas creio que com mais 1 ou 2 anos, os taninos poderão estar mais macios.


Notas de Harmonização: Vinho bem versátil, vai bem com carnes vermelhas (como iscas de filé), com carnes cozidas no estilo de Goulash, ou cozidas com legumes, aves, carne suína, embutidos, massas leves e antepastos. Queijos leves a médio curados. Acompanhou muito bem um Filet Mignon Suíno com molho de creme de Leite acompanhado de Arroz Basmati.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço – $$


Onde Comprar: HIPPER FRIOS – Loja Lourdes: R. Marília de Dirceu, 240 – Tel.: (31) 3213-4082. Feira dos Produtores - Av. Cristiano Machado, 1950 - Cidade Nova, Belo Horizonte - MG, 31170-800 – Tel.: (31) 3484-5357 I Delikatessen - Rua Alberto Cintra, 32 - Cidade Nova. Telefone: (31) 3466-1693 – (31) 9731-1324.

bottom of page