top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

SITO MORESCO LANGHE DOP 2018 GAJA – PIEMONTE - ITÁLIA

O Vinho Gaja Sito Moresco Langhe é assinado pela Gaja, uma das mais prestigiadas vinícolas familiares do Piemonte, sob o comando do grande Angelo Gaja! Elaborado com um corte das uvas Nebbiolo, Barbera, Merlot e Cabernet Sauvignon, oriundas de vinhedos localizados na Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) do Langhe, na Itália.

É um dos vinhos mais acessíveis do genial Angelo Gaja - maior nome do vinho italiano, e traz sua característica assinatura de elegância e refinamento. Altamente recomendado!


Angelo Gaja é, sem dúvida, um dos maiores embaixadores do vinho italiano, reconhecido por ter revolucionado o panorama vitivinícola nacional nos últimos 30 anos. Não é à toa que acumula o título “Homem do Ano”, concedido por publicações reputadas, como a Decanter e a Wine Spectator.


Descendente de uma tradicional família de produtores de vinho do Piemonte, ele assumiu o negócio familiar na década de 1960, mas em vez de se contentar em manter o “status quo” – que já era bem-sucedido -, decidiu inovar, produzindo vinhos mais sofisticados e equilibrados, de apelo internacional. Para isso, replantou muitos vinhedos, introduziu tecnologia na vinificação com a adoção de tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, além de passar a envelhecer os vinhos em barricas de carvalho.


Angelo Gaja também é conhecido por elaborar vinhos Barbaresco de vinhedo único, apresentando um nível de qualidade superior para a categoria, além de plantar uvas francesas Cabernet Sauvignon e Chardonnay no Piemonte. A vinícola localizada em Barbaresco, no coração da zona de Langhe, possui vinhedos em diferentes denominações do Piemonte – Barbaresco e Barolo –, totalizando atualmente mais de 100 hectares divididos em 32 parcelas.


Outro “atrevimento” de Gaja foi “invadir” a Toscana na década de 1990, adquirindo uma propriedade histórica, Pieve Santa Restituta, em Montalcino, e, logo em seguida, a Ca’Marcanda, em Bolgheri. Atualmente, ele é apoiado pelas filhas Gaia e Rossana na elaboração dos vinhos que compõem seu elogiado portfólio e, também, na gestão dos negócios.


Composição de Uvas: corte das uvas Nebbiolo (35%), Barbera (25%), Merlot (25%) e Cabernet Sauvignon (15%). O vinho envelhece em barris de carvalho durante um período de doze meses.


Notas de Degustação: Cor rubi púrpura intensa. Aromas de frutas vermelhas (morango, cereja e ameixa), aromas de frutas cítricas, notas herbáceas (tomillo e manjerona), além de toques terrosos e defumados. Paladar com ótima acidez, taninos aveludados e um final longo e persistente. Um vinho elegante e estruturado.


Estimativa de Guarda: Beba agora ou guarde até 2028.


Reconhecimentos e Premiações: 2018 - 90 pontos Cellar Tracker.


Notas de Harmonização: um vinho para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, massas com molho de tomate e carne, risoto de cogumelos, e queijos de massa branca.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC


Faixa de Preço$$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

留言


bottom of page