• Marcio Oliveira - Vinoticias

SOLAIA 2004 – TOSCANA – ITÁLIA

Degustar um grande “Supertoscano” sempre é uma experiência única. O termo “Supertoscano” foi criado fora da Itália pelos consumidores ingleses e, principalmente, americanos, que passaram a identificar os melhores vinhos da Toscana que, por não respeitarem as leis das denominações de origem locais, recebiam apenas a classificação mínima de “vino da tavola”, apesar de sua elevada qualidade e preço cada vez mais alto, em função da demanda por estes rótulos.

O primeiro destes vinhos a receber este “título” foi o Tignanello, elaborado pela primeira vez no início da década de 1970 pela tradicional família Antinori.


O Solaia é um vinho mítico, um dos mais famosos de toda a sorte de vinhos produzidos pela centenária família Antinori. Sua primeira safra foi 1978, um blend de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Desde os anos 80 foi incorporado ao corte 20% de Sangiovese. Um vinho potente e elegante, repleto de história para contar.


A parte mais ensolarada da encosta do Tignanello abriga a vinha do Solaia. As melhores uvas, da melhor vinha somam com a paixão, o maior cuidado e pesquisa da Vinícola. Estes são os segredos de Solaia, juntamente com as melhores uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Sangiovese da sua vinha homônima.


● Corte de uvas: a safra de 2004 foi feita com um blend de 75% Cabernet Sauvignon, 20% Sangiovese, 5% Cabernet Franc.


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi intenso ainda, sem mostrar grande evolução na cor, com leve turbidez. Aromas de frutas vermelhas (cerejas), e especiarias tostadas e depois algo de mentol e alcaçuz. Paladar macio, com taninos maduros e finos após a guarda de 16 anos, boa acidez, bom encorpado. Seus sabores remetem às sensações olfativas. Agradável e longo final de boca. Lembra um vinho no melhor estilo tinto de Bordeaux.


● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por mais 2 a 3 anos.


● Reconhecimentos: 96WS, 96WE.


Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carne de caça. Acompanhou muito bem um tornedor com molho de cogumelos e cebola roxa. Mas acredito que iria muito bem com cordeiro!!!


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço – Estelar


Trazido de viagem. Pode ser encontrado nas principais importadoras brasileiras.