VALBUENA 5º AÑO 2010 – RIBERA DEL DUERO - ESPANHA
- Vinotícias - Marcio Oliveira
- 11 de jul.
- 3 min de leitura
Os terrenos que viriam a ser Vega Silicia, foram disputados durante anos entre Peñafiel e o Mosteiro de Valbuena e foi em 1477 que os monges e o conselho chegariam a um acordo. Estes últimos teriam a jurisdição e as terras aráveis e os monges teriam a cobertura florestal. Mas foi em 1577 que o nome Vega de Sicilia apareceu pela primeira vez na história, quando se referia à propriedade.

Durante séculos a propriedade foi explorada, e posteriormente comprada ao Marquês de Valbuena, por Toribio Lecanda em 1848, onde o seu filho Eloy Lecanda, começa a produzir vinho de forma profissional na adega da propriedade. Assim, surgiu a necessidade de construir instalações, escritórios e armazéns de envelhecimento. O objetivo seria produzir vinho de qualidade igualável ao produzido em Bordeaux. Fundada em 1864, Vega Sicilia é a mais antiga e famosa vinícola focada em vinhos finos de Ribera del Duero, na Espanha.
Em 1982, a família Álvarez compra a propriedade mantendo-se fiel ao objetivo, ou seja, só é produzido vinho em anos de colheita excepcionais. Considerada uma das melhores do mundo, a vinícola tem três rótulos: Vega Sicilia Único, com mais de 15 anos de envelhecimento em carvalho; Valbuena, envelhecido por cinco anos; e Vega Sicilia Reserva, que traz uma seleção de safras do Vega Sicilia Único. O número "5º Ano" refere-se ao tempo de envelhecimento em barricas de carvalho, sendo lançado cinco anos após a colheita. Teve sua primeira safra em 1960.
Nos seus mais de 30 anos à frente da empresa, Pablo Álvarez, expandiu o grupo Tempos Vega Sicilia. com a criação de quatro novas vinícolas: Alión, Pintia, Benjamin de Rothschild & Vega Sicilia, na Espanha, e Tokaj-Oremus, na Hungria. Também modernizou a produção e a levou a outros mercados, chegando hoje a 150 países.
Desde a colheita de 2010, os Valbuenas são fermentados parcela por parcela, e isso fica evidente nesta safra. Esta Valbuena tem quase 100 lotes componentes, lotes menores, todos correspondendo a uma parcela de vinha. Tem todos os sinais de ser uma das melhores colheitas deste segundo vinho da Vega Sicilia, majoritariamente Tempranillo, mas com 5% Merlot que amadureceu cinco meses em cubas de carvalho de 20.000 litros, 18 meses em barricas novas (partes iguais francesas e americanas) e três meses em barricas usadas e depois cinco meses novamente em cubas antes de ser engarrafado em maio de 2013. A safra de 2010 parece ter a exuberância de 2011 e a seriedade e elegância de 2009. A vinícola adota a filosofia de distinguir cada terroir, com todas as parcelas fermentadas e envelhecidas separadamente (como se faz na Borgonha), dando a cada vinha o que necessita em termos de vinificação e elevação, resultando em cerca de 40 lotes separados para preparar o blend. Este vinho ganhou precisão e nitidez, sendo muito puro com aromas e sabores delineados. É um vinho de classe mundial, e possivelmente o melhor Valbuena já produzido.
● Composição de Uvas: 95% Tinto Fino (Tempranillo), com uma pequena adição de 5% de Merlot. Videiras com 25 a 45 anos de idade. Envelhece por cinco anos em barricas de carvalho francês e americano, resultando em um vinho com grande complexidade e elegância.
● Notas de Degustação: coloração rubi ainda de boa intensidade apesar dos 15 anos de guarda, límpido e brilhante. Aromas florais envolvendo as frutas vermelhas e negras, em um vinho de perfil fresco, vibrante e intenso. No paladar mostra ótima acidez, taninos macios, com toques minerais, aliando intensidade, potência, profundidade e elegância. Em resumo: Um vinhaço!
● Estimativa de Guarda: Já está pronto para beber. Potencial de guarda de aproximadamente 15 anos. (Janela ideal para se beber de 2016-2025). Envelhece menos tempo em carvalho do que o Vega Sicília Unico, sendo lançado cinco anos após a colheita, e estando pronto para ser bebido mais cedo.
● Reconhecimentos de Críticos: 96 Pontos Robert Parker.
● Notas de Harmonização: É a escolha ideal para Cordeiro, parmesão grana padano 12 meses de maturação, salame, copa, jamon espanhol ou então um presunto.
● Serviço: servir entre 16 e 17º C. (Recomendo decantação por 20 a 30 minutos – safra 2010. Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).
● Valor: $$$$$
● EM BH – Pode ser adquirido na Mistral ou na Grand Cru pois houve momentos em que ambas os tinham em estoque. MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100 - GRAND CRU/TUTTO ITALIA – Av. Ns. do Carmo, 1650 – Sion – MG. Tel.: (31) 3286-2796. ♦ LOJA GRAND CRU BH SHOPPING - Rodovia BR 356, 3049, Piso Mariana, Loja 98 - Belvedere - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3228-4310 ♦ LOJA GRAND CRU
Comments