top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

VALLADO VINHA DA COROA 2018 – DOURO - PORTUGAL

Uma das Quintas com maior prestígio no Douro é a Quinta do Vallado, uma quinta que pertenceu a Dona Antónia Adelaide Ferreira, a Ferreirinha, e que ainda hoje se mantém nas mãos de seus descendentes. Os vinhos Vallado injustamente andaram esquecidos e agora naturalmente recuperaram o tempo perdido. São vinhos de grande importância na história do Douro e que merecem estar nos melhores lugares e taças.

Construída em 1716, a Quinta do Vallado perfila-se com uma das mais antigas no Douro. Situa-se bem junto à Régua, nas margens do Rio Corgo. Os destinos desta emblemática Quinta estão nas mãos de João Alves Ribeiro e Francisco Ferreira, ambos descendentes da Ferreirinha, e responsáveis pela gestão da empresa e da Enologia, respectivamente.


● Corte de uvas: O nome deste vinho tem origem na localização da vinha de onde provém - Vinha da Coroa - situada no alto de uma colina, como uma coroa. É uma vinha velha, plantada em 1958, com exposição a Norte e com uma mistura de 27 castas (field blend). Suas uvas dão vida também ao vinho mais famoso da Quinta, o Adelaide.


Após a vindima manual, as uvas são divididas em dois lotes. Metade é colocado em cubas de inox com engaço e sem esmagamento, fazendo uma maceração carbónica com posterior fermentação durante 14 dias. Nos restantes 50% as uvas são esmagadas e desengaçadas, fermentando também durante 14 dias em cubas de inox.


Após uma fermentação com muita pouca extração, as uvas estagiam aproximadamente 18 meses em barricas de carvalho francês de 2º ano.


● Notas de Degustação: Vinho criado a partir de uma vinha velha com 34 castas diferentes. No nariz, sentimos os aromas de frutas vermelhas (como morango e amoras) e do bosque, com um toque de tostado proveniente da barrica onde estagiou. Surge um vinho envolvente e macio, com notas de frutas vermelhas, muito elegante, fresco e com notas de especiarias, com um final muito longo. É completado por um toque vegetal agradável e por excelentes taninos.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, podendo envelhecer tranquilamente por 10 anos.


● Reconhecimentos: 16,5/20 Jancis Robinson


● Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas, cabrito, cordeiro, pato e outros pratos de caça.


Serviço: servir entre 15 e 16ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux).


Faixa de Preço – Estelar


Em BH: GRAND CRU/TUTTO ITALIA – Av. Ns. do Carmo, 1650 – Sion – MG. Tel.: (31) 3286-2796. ♦ LOJA GRAND CRU BH SHOPPING - Rodovia BR 356, 3049, Piso Mariana, Loja 98 - Belvedere - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3228-4310 LOJA GRAND CRU DIAMOND MALL – Avenida Olegário Maciel, 1600 - Shopping Diamond Mall - Lourdes- Belo Horizonte- MG - Loja 071- 2º piso – Tel.: (31) 2537-3526.

Comments


bottom of page