top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

MONTE MEÃO VINHA DOS NOVOS 2014 – DOURO SUPERIOR - PORTUGAL

A Quinta do Vale Meão é um fantástico produtor que, em pouco tempo, se tornou um dos maiores nomes de Portugal. Em 1971 a Quinta do Vale Meão usou os decursos da desapropriação da Barragem da Valeira para o plantio de uvas autóctones, privilegiando a Touriga Nacional, que não época havia sido quase abandonada na região do Douro devido à sua baixa produtividade. Hoje, a Touriga Nacional é uma das castas mais emblemáticas de Portugal e as vinhas já antigas da Quinta do Vale Meão são um patrimônio invejável para produção de grandes vinhos.

A diversidade do solo nos vinhedos da Quinta do Vale Meão proporciona elevada variabilidade de terroirs, garantindo complexidade aos vinhos portugueses elaborados com uvas que são cultivadas em xisto, granito e aluvião. Revitalizando a Adega dos Novos e a Adega da Barca velha, a Quinta do Vale Meão foi capaz de unir as novas técnicas de produção aos modelos tradicionais da vitivinicultura.


● Corte de uvas: 100% Touriga Nacional.


● Notas de Degustação: Vinho com cor violeta apesar dos 8 anos de guarda. Aromas de boa intensidade de cereja e ameixa, com toque floral de violeta (típico da Touriga Nacional), com leve tostado da passagem por barrica. Na boca, é fresco, com taninos macios e uma textura agradável e um final persistente. Um vinho equilibrado, com final de boca de boa complexidade. Mostra uma grande elegância, excelente acidez, com taninos presentes, mas finos. Estagia em barricas usadas de carvalho francês de 225 litros, durante 15 a 18 meses.


● Reconhecimentos de críticos: 94WE I 93RP


● Estimativa de Guarda: está pronto para ser bebido, mas aguenta 10 anos a safra (portanto até 2024).


Notas de Harmonização: Acompanhou um gostoso Leitão a moda da Bairrada servido no Capitão Leitão em BH. Vai muito bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, galinha d´angola, carnes de caça, costeleta de cordeiro ao molho de ervas, escalope de mignon, queijos semi-duros.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar.


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

bottom of page