top of page

“VEGA SICILIA – UM MITO ESPANHOL”

  • Foto do escritor: Marcio Oliveira - Vinoticias
    Marcio Oliveira - Vinoticias
  • 26 de ago.
  • 4 min de leitura

A propriedade não pratica enoturismo, mas recebe hóspedes e jornalistas selecionados por convite. Não há garrafas disponíveis para compra no local.


ree

Apesar de ter escrito recentemente sobre a Vega Sicília, ne edição 262025 do Vinotícias, a curiosidade dos amigos e leitores continua enorme, inclusive por conta dos vinhos que foram degustados na Degustação Grandes Taças de 17/06/2025, realizada no restaurante Paralel em Belo Horizonte.


Então, nada melhor do que escrever algo mais sobre este que considerado por muitos um dos melhores (senão, o melhor) vinhos da Espanha, trazendo à tona algumas curiosidades sobre a organização da empresa, do terroir, da vinificação que incorpora uma tanoaria própria e outros detalhes como o fato de haver apenas 120 pessoas em toda a equipe da bodega, incluindo 55 nos vinhedos e cerca de 20 na adega.


Ao entrar no pequeno museu do vinho no coração da fortaleza medieval de Peñafiel, uma cidade espanhola perto de Valladolid, ao norte de Madri, a primeira grande vitrine é dedicada à vinícola Tempos Vega Sicilia. Os visitantes descobrem diversas garrafas adornadas com rótulos coloridos e informações sobre essa vinícola, localizada a poucos quilômetros de distância. É o emblema da região. Com uma diferença importante: não é aberta ao público. Isso costuma acontecer com vinhos lendários. Nada melhor para inspirar a imaginação, e cria um mito... Vega Sicilia!


Sob o comando deste mito dos vinhos está a família Alvarez, que adquiriu a propriedade em abril de 1982 do empresário venezuelano Hans Neuman. O atual proprietário pode se inspirar na prestigiosa história de uma bodega fundada por Eloy Lecanda em 1864. O vinhedo também se beneficia de uma altitude de 720 a 800 metros, ideal para proporcionar o frescor e a tensão dos vinhos espanhóis do Douro. Além disso, possui nada menos que 15 terroirs, abrangendo quase 210 hectares de vinhedos. Três vinhos emergem das adegas da bodega principal, onde se concentram todos os departamentos: "Valbuena", "Único" e "Único Reserva Especial", produzindo entre 250.000 e 300.000 garrafas por ano.


O Valbuena 5º Año além de um ótimo vinho representa na minha opinião, a melhor relação custo x benefício em termos que vinhos da Vega Sicilia. Envelhecido por cinco anos, combina o requinte das barricas de carvalho francês e americano, resultando em uma experiência sensorial incomparável. Seus aromas evocam frutas maduras e especiarias finas. No paladar, é elegante e profundo, geralmente com notas de frutas vermelhas e um final longo e prazeroso.


ree

O Vega Sicilia Unico é sem dúvida um dos grandes vinhos tintos do mundo. Elaborado com as uvas dos vinhedos mais antigos da propriedade e maturado pelo menos por sete anos em barricas de carvalho, este tinto é comercializado no mínimo dez anos após sua safra, quando já pode começar a ser bebido.


O Unico Reserva Especial é ainda mais raro: ele é feito com um corte de 3 safras diferentes de Vega Sicilia Único. A combinação de safras mais antigas confere ao vinho uma complexidade e um caráter inigualáveis.


Passear pela bodega é como encontrar mundos imbuídos de sofisticação, estética acima de tudo, e tecnológica. Nas adegas, onde se alinham quase 2.000 barris e tonéis - o longo processo de envelhecimento em madeira é a marca registrada da Vega Sicilia, que possui sua própria tanoaria - o visitante descobre peças de arte contemporânea que realçam a serenidade da adega.


A Tempos Vega Sicilia também produz um Tokaj, o "Tokaj Oremus", desde 1993, quando adquiriu vinhedos na Hungria; o "Alión", criado em 1991, a cerca de quinze quilômetros da bodega principal; o "Pintia", fundado em 2001 na região de Toro; e o "Macán", criado em colaboração com Benjamin de Rothschild em Rioja. Em 2022, a casa expandiu-se para a Galiza, com a bodega Deiva, para produzir vinhos brancos à base de Albariño, que estarão disponíveis em 2027. Esses nomes ressoam mundialmente: 65% das garrafas são vendidas no exterior.


Curioso que embora o "Unico" custe cerca de € 450 a garrafa na Espanha, algumas safras da bodega não ultrapassam € 50. Prova de que vinhos excepcionais nem sempre têm um preço alto. "Vinhos são feitos para serem bebidos, não para serem investidos", afirma o proprietário da Vega Sicilia, Pablo Alvarez Mezquiriz, de 71 anos, que afirma não ser obcecado pela busca por mitos. "Queremos fazer o melhor vinho, estar no topo, mas temos que ter cuidado para não deixar o sucesso nos confundir, para não deixar que ele se torne elitismo", confidencia.


Enquanto Pablo Alvarez Mezquiriz se esforça para se manter humilde, os membros de sua equipe - 120 pessoas, incluindo 55 nos vinhedos e cerca de 20 na adega - o admiram como um "visionário". Foi ele quem, em 1985, deixou de usar insumos químicos, transformando o vinhedo em uma joia orgânica. "Isso foi há quarenta anos, e as pessoas da região achavam que ele era louco", diz Gonzalo Iturriaga. Foi Pablo Álvarez, novamente, um precursor das tendências globais, que decidiu mudar o estilo dos vinhos, querendo que fossem "mais modernos", mais frescos e mais leves. "Os vinhos devem mudar, mas manter sua personalidade", argumenta o piloto da Vega Sicilia.


A obsessão deste último é se preparar para o futuro. Mais uma vez, ele está à frente da curva, principalmente no que diz respeito ao aquecimento global. As videiras ocupam apenas um quinto dos mil hectares da Vega Sicilia. Nada menos que 350.000 árvores foram plantadas, entre sobreiros e carvalhos sésseis, que, além de proporcionarem frescor, são utilizados na produção de rolhas. "Esses carvalhos próximos aos vinhedos garantem uma biodiversidade essencial", explica Don Pablo. Ele acrescenta que a casta Tempranillo "responde bem às mudanças climáticas".


Após mais de quarenta anos à frente da Tempos Vega Sicilia, Pablo Álvarez Mezquiriz pode dizer que dedicou a maior parte de sua vida a ela. Mas seu trabalho não terminou, sendo importante para ele continuar a aprimorar ainda mais a qualidade de seus néctares. "O melhor vinho está sempre prestes a ser feito." Uma bela frase, que perpetua o mito!


Saúde!!! Aproveite para comentar se gostou ou não do artigo!!! (Este artigo está baseado em material disponível na internet, e minhas considerações em relação ao tema).

Comentários


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page