top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

VINHO VERDE CASA SANTA EULALIA SUPERIOR AVESSO 2018 – MINHO – PORTUGAL

A enologia da Casa Santa Eulália tem o apoio de Anselmo Mendes, considerado o “Papa dos Vinhos Verdes”, e Francisco Marques Leandro, o que, portanto, dispensa maiores apresentações.

Os vinhedos têm entre 12 a 26 anos de plantio em solos graníticos. A fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável, a temperaturas controladas entre 15º e 18ºC, seguida de estágio prolongado nas borras finas.


A Avesso é uma variedade de uva branca que tem origem na região do Vinho Verde, no nordeste de Portugal, mais especificamente no Minho. Seu cultivo concentra-se principalmente próximo ao Rio Douro, nas sub-regiões de Baião, Cinfães e Resende.


Conhecida também pelos nomes de Borra, Bornal, Borracal Branco, Bornao e Cayetana, a uva Avesso é uma das 47 castas cujo cultivo é permitido na região do Vinho Verde, e é utilizada tanto em vinhos de corte como em varietais.


● Corte de uvas: 100% Avesso


● Notas de Degustação: cor amarela bem clara. Os aromas são cítricos e denotam boa elegância, ao mesmo tempo que o limão siciliano, o maracujá verde e abacaxi maduro vão aparecendo com boa complexidade! Paladar seco, com ótima acidez, intenso, que repete o perfil aromático e mineralidade. Um vinho elegante, de bom equilíbrio, com boa persistência.


● Estimativa de Guarda: já está pronto para beber, mas pode guardar por mais 2 anos por conta do frescor que tem. Mas lembre-se que Vinho Verde não ganha com a guarda! Bebe-se fresco e jovem !!!


● Reconhecimentos Internacionais: 91RP, 17/20 pontos Revista de Vinhos, 16,5/20 pontos Vinho Grandes Escolhas.


Notas de Harmonização: Vai bem com peixes, mariscos, carnes brancas. Queijos leves a médio curados. Acompanhou muito bem uma Burrata fresca com “lemon pepper” e azeite.


Serviço: servir entre 8 a 10ºC.


Faixa de Preço - $$$


Importado pela CASA RIO VERDE – TELEVENDAS: (31) 3116-2301. Loja Lourdes - Praça Marília de Dirceu, 104 – Tel.: (31) 3275-1237

bottom of page