• Márcio Oliveira

COLLEZIONE CINQUANTA SAN MARZANO 2012 – PUGLIA - ITÁLIA


Em 1962, 19 vinicultores da região italiana de San Marzano se uniram para fundar a “Cantina San Marzano”. Ao longo dos anos, essa cooperativa cresceu ao ponto de atrair 1200 produtores de vinho que, utilizando equipamentos modernos e tecnologia avançada, entregam rótulos elegantes com o máximo respeito às tradições do vinho da Puglia.

A vinícola pugliese San Marzano foi uma das pioneiras no renascimento da Primitivo, em grande parte devido ao vinho San Marzano Sessant’Anni Primitivo di Manduria, que foi responsável por tornar a uva mais famosa e conhecida.

Um dos motivos dessa revolução é que a uva é perfeita para quem gosta de vinhos de estilo mais carnudo, concentrados e com bastante fruta, mas com acidez mais baixa e taninos leves. Enquanto em climas mais quentes os sabores predominantes são de frutas vermelhas, em regiões de climas mais frios se sobrepõem as frutas pretas e uva passa. Em Manduria, onde os vinhos de Primitivo são mais concentrados, também é comum encontrar a uva em corte com outra cepa regional, a Negroamaro.

A vinícola está no coração do Primitivo di Manduria, uma faixa de terra suspensa entre dois mares, onde vinhas e floreiras nascem lado a lado em um manto de terras vermelhas.

● Notas de Degustação: Este é um vinho de aromas complexos de intensa cor rubi. Notas frutadas de ameixa, passando por compota de frutas vermelhas e escuras como a cereja madura, toques de baunilha e alcaçuz. Em boca é um tinto encorpado, picante e macio, com taninos finos e delicioso frescor, com um longo retrogosto. O paladar é intenso, com grande estrutura e suavidade, com um acabamento agradavelmente persistente. Um vinho para ocasiões especiais. Vinhedos de 50 anos num corte de uvas Primitivo e Negroamaro. O vinho passa 12 meses em barril de carvalho.

● Estimativa de Guarda: 10 anos fácil. Mas o vinho já está espetacular para ser bebido.

● Notas de Harmonização: Carnes vermelhas, carnes de caça, trufas. Nhoque com ragu de cogumelos, pernil de cordeiro assado com ervas ou risoto de queijo. Perfeito para acompanhar carnes vermelhas e de caça, é ideal como um vinho de meditação e harmonizado com pratos de massa. Servir entre 16 e 18°C.

● Onde comprar: Em BH – GRAND CRU – Av. Ns. do Carmo, 1650 - Sion - Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3286-2796.

#sanmarzano #puglia #itália #notasdedegustação #primitivo #negroamaro #grandcru

88 visualizações

Receba o Vinoticias toda semana!

por MÁRCIO OLIVEIRA

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais