• Márcio Oliveira

CHAPOUTIER MARIUS 2014 – RHÔNE - FRANÇA


Chapoutier é o maior nome do Vale do Rhône. O genial Michel Chapoutier – um dos maiores enólogos da França, eleito diversas vezes "enólogo do ano" pela Revue du Vin de France – deu uma nova dimensão aos vinhos da região, atingindo a perfeição nas diversas denominações do norte e do sul.

De opiniões controversas e dono de um virtuosismo moderno, Michel é adepto da viticultura biodinâmica e da agricultura orgânica. Seus vinhos impecáveis e elegantes – Hermitage, Côte Rôtie, St. Joseph, Cornas, Châteaneuf, entre outros – são referências para a região. As raríssimas “seléction parcellaire” são verdadeiros monumentos, entre os melhores e mais reverenciados vinhos do mundo.

Michel Chapoutier costuma receber notas altíssimas da imprensa especializada, acumulando a inacreditável marca de 31 notas 100 de Robert Parker. Nada menos do que 73 vinhos Chapoutier pontuaram com 95 pontos ou mais na Wine Spectator – um resultado superior ao de todos os outros produtores da maioria das regiões produtoras de vinho do mundo.

A história da família Chapoutier remonta ao início do século XIX, quando o bisavô do atual proprietário, Michel Chapoutier Marius, comprou a propriedade e algumas vinhas na famosa aldeia de Tain l’Hermitage, no norte do Vale do Rhône.

Marius Chapotier fez história na região, quando se tornou o primeiro produtor que vinificava seu próprio fruto. Marius tinha provado outros vinhos de outros produtores elaborados com as suas uvas e percebeu que algo estava “perdido” na tradução, ele sabia que possuía alguns dos melhores vinhedos da região e acreditada que as uvas lá cultivadas poderiam produzir vinhos de classe mundial e com excelente capacidade de envelhecimento.

Chapoutier selecionou algumas parcelas no Languedoc para elaborar vinhos saborosos e cativantes, perfeitos para acompanhar comida ou serem servidos como aperitivo. Este é o caso do seu Marius, um saboroso corte de Grenache e Syrah foi indicado por Parker como "um verdadeiro vinho de bistrô". É um ótimo achado, de "excepcional relação qualidade/preço" nas palavras do crítico

Notas de Degustação: vinho de cor rubi, com lágrimas finas. Aroma frutado, de framboesa e cereja, com toque floral de violetas. No paladar os taninos são finos, mostra boa acidez e um leve amargor no final-de-boca. Um vinho bem integrado, leve, bom para o dia-a-dia, ou para brindar com os amigos simplesmente aperitivando. Corte leve de Grenache e Syrah.

Estimativa de Guarda: Aproveite a fruta fresca deste vinho. A guarda recomendada é por até 5 anos.

Notas de Harmonização: ótimo com queijos de massa e fungos brancos, carnes grelhadas ou em molhos de vinho tinto. Servir entre 16 e 17°C.

Onde comprar: Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH.

Tel.: (31) 3115-2100

#França #marius #grenache #syrah #mistral

0 visualização
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais