top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

AMARONE CLASSICO CÁ DEL MONTE 2008 E AMARONE CLASSICO RISERVA 2005 – VÊNETO - ITÁLIA


O prédio original da vinícola Ca del Monte é uma mansão do século 17, construída a partir dos restos de um antigo mosteiro. A adega, dirigida hoje com muito entusiasmo pelos jovens irmãos Umberto e Giuseppe Zanconte, é de propriedade da família por gerações. Os dois irmãos, pessoalmente, acompanham todas as etapas de produção e decidem juntos as suas estratégias de negócios.

A vinícola possui cerca de 50 hectares de vinhas, totalmente localizadas nas colinas do distrito de Negrar, perfeitamente expostas ao sol, olhando para o sul, sudoeste. Desde sempre são plantadas vinhas típicas com uvas vermelhas da região, Corvina, Rondinella, Molinara e outras variedades tradicionais, e delas se originam excelentes Amarones e grande Valpolicellas.

As uvas são secas após a colheita em área bem ventilada. Por esta secagem as uvas perdem cerca de 30% de sua umidade de modo que o vinho é mais complexo e intenso. O mesmo acontece com o teor alcoólico do vinho, que ganha graças ao alto teor de açúcar antes da fermentação seus 15,5%. A maturação do vinho ocorre por 36 meses em barricas de carvalho nas antigas adegas. Após o engarrafamento, as garrafas de vinho ainda são guardadas alguns meses mais envelhecimento nas caves

Notas de Degustação: Rubi brilhante com buquê de cereja, groselha e especiarias. O sabor é completo, macio, muito bem equilibrado e com taninos suaves para o Classico que tem 15,5º de teor alcoólico. O Riserva tem cor vermelho granada profundo. Aromas complexos e intensos com chocolate, café, violeta e ervas. Encorpado com taninos vivos. Muito persistente. Foram 30 meses de envelhecimento para se chegar a uma grandiosidade de aromas de cerejas, frutas negras, rosas secas e especiarias. Na boca é macio, quente e aveludado. Longo e inesquecível! 17º de teor alcoólico que está muito bem integrado ao vinho.

Estimativa de Guarda: 15 anos, mas já está num bom momento com os 3 anos de safra.

Notas de Harmonização: Cotechino col le lenticchie (embutido italiano de porco cozido lentamente, servido com lentilhas refogadas); Risotto al radicchio rosso e Grana; Ravioli ripieni di brasato all’Amarone (ravioli recheados com carne bovina braseada em legumes aromáticos). Pratos com bastante peso como carnes vermelhas assadas, queijos duros envelhecidos ou apenas uma boa companhia. É um excelente vinho para se beber sem acompanhamentos, como um belo vinho de meditação.

Onde comprar: Em BH - CASA DO VINHO - End.: Loja Barro Preto - Av. Bias Fortes, 1543 – Barro Preto – Belo Horizonte (MG) - Tel: (31) 3337-7177. Loja Mangabeiras – Av. Bandeirantes, 504 – Mangabeiras – Tel: (31) 3286-7891


42 visualizações
bottom of page