• Vinotícias

GUERRA DO VINHO: Paris vs Madrid


Fonte – Le Figaro – por Danièle Guinot – 26/07/2017

Os Ministros da Agricultura francês e espanhol estão tentando acabar com os litígios comerciais que estão aumentando no setor do vinho.

O ministro francês da Agricultura, Stéphane Travert, e o seu homólogo espanhol, Isabel Garcia Tejerina, querem resolver as disputas comerciais no setor do vinho entre os dois países desde 2016. Estas disputas deram origem a ações de protesto violentos no região do Languedoc-Roussillon, onde viticultores denunciaram a concorrência espanhola, que vende vinho mais barato, e resultou no aumento das importações pela França dos vinhos vendidos a granel.

Na terça-feira, os dois ministros estabeleceram uma comissão conjunta em Paris entre França e Espanha, cuja criação tinha sido anunciada em 24 de maio. As ações baseiam-se na comissão de frutas e vegetais definida há vinte anos, e que ajudou a suavizar as relações comerciais entre os dois países naquele momento. O novo órgão presidido pelos dois ministros é composto por profissionais da indústria do vinho em ambos os lados dos Pirinéus, além de altos funcionários dos Ministérios da Agricultura, do Comércio e Tributação e ainda o presidente do grupo de vinho Copa-Cogeca principal sindicato agrícola europeu.

A primeira atividade conjunta avaliará a competitividade e a economia da indústria do vinho, afim de antecipar eventuais dificuldades no mercado, evitando novas contestações. Um segundo grupo irá abordar os aspectos regulatórios, visando estabelecer fortes posições franco-espanholas sobre questões políticas europeias e internacionais. O objetivo é acabar com a distorção da concorrência.

A próxima reunião plenária da comissão terá lugar antes de Junho de 2018, em Madrid.

#paris #madrid #guerradovinho

0 visualização
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais