top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

Como comprar, servir e armazenar um bom vinho


O VINOTÍCIAS, preparou uma lista para ajudar na compra, em como servir e armazenar um bom vinho. Confira as dicas:

1- Busque local onde haja variedades de vinhos, e alta rotatividade, assim sua chance de comprar um vinho armazenado em condições impróprias será quase nula. Dê preferência a lojas especializadas ou grandes supermercados para os vinhos mais simples e do dia-a-dia.

2- Priorize vinhos novos, a safra mais recente, que poderá ser identificada no rótulo da garrafa. Se o vinho for de variedade branca opte pelo mais novo, assim sua chance de pegar um vinho com alta acidez é muito pequena.

3- De uma olhadinha no rótulo, e se não é um consumidor assíduo não compre vinhos reservas/ envelhecidos no carvalho sem antes tê-los provado.

4- Examine bem a garrafa antes de comprá-la, muito cuidado com a rolha, esta deve estar em boas condições, assim permite que o vinho mantenha seus aromas e sabores.

5- Observar a coloração do vinho, se este possuir, no caso de brancos, cor dourada, tendendo para o marrom e no caso dos vinhos tintos, muito acastanhados, será um sinal de provável oxidação.

6- Procure armazenar os vinhos sempre deitados, assim a rolha permanece umedecida e não criará dificuldade quando se for abrir a garrafa. Quanto ao armazenamento, que seja num lugar arejado, longe de odores, escuro, podendo haver um pouco de umidade.

7- No verão refresque os vinhos brancos leves e espumantes, servindo-os na temperatura de 7 graus e os encorpados em 11 graus, assim não se perdem os aromas e sabores do vinho branco. Para os vinhos tintos, refresque-os para 15 graus para vinhos tintos leves, 18 graus para tintos encorpados.

8- O preço não determina a qualidade do vinho, por isto pesquise e leia o rótulo do vinho, verifique todas informações sobre o produto. Nem imagine que o vinho por ser caro implica em que ele seja bom. O importante é que você goste dele. E o mundo do vinho reserva boas surpresas a preços acessíveis.

9- Busque comprar vinhos que se identifiquem com a sua personalidade, vinhos nacionais possuem as mesmas qualidades que os vinhos importados, dê a oportunidade e acredite nos vinhos brasileiros.

10- Quando tiver uma reserva grande de vinhos na adega, faça uma ficha de controle, com a informação da data de compra, variedade, previsão de consumo, acompanhamento sugerido para a alimentação, assim terá o controle da sua adega.

11- Se o vinho apresentar cristais sólidos e borras na sua composição, não quer dizer que não está apto para o consumo, mas sim que precisa ser decantado. Este processo poderá ser feito em casa, deixa-se a garrafa de pé, descansando por alguns minutos até os sólidos se encontrarem no fundo da garrafa, após esse descanso, contra a luz de uma vela, separa-se o líquido das partes sólidas, passando para outra garrafa tendo o cuidado dos sólidos ficarem retidos no fundo da garrafa.

12- E a mais importante de todas as dicas, faça desse momento um instante mágico, com uma pessoa muito especial, afinal nada melhor do que degustar um bom vinho com a pessoa certa...

38 visualizações
bottom of page