• Márcio Oliveira

GRAN ENEMIGO 2012 – MENDOZA - ARGENTINA


Ontem postamos as notas de degustação do EL ENEMIGO SYRAH-VIOGNIER 2012 – MENDOZA – ARGENTINA, hoje apresentamos outro vinho surpreendente, que esteve presente na mesma degustação e nos trouxe um blend no melhor estilo dos antigos vinhos de Bordeaux, quando o Cabernet Franc era mais usado que o Cabernet Sauvignon.

Desta forma, El Gran Enemigo combina notas de frutas pretas maduras, especiarias, sândalo, chocolate e balsâmicas. Um vinho muito complexo e cheio de camadas, que recebeu na safra 2008 nada menos que 94 pontos de Robert Parker, para quem é um tinto “com nariz sedutor” e “sofisticado”.

A mescla muda todos os anos, passando 15 meses em foudres de 500 litros com vários anos de uso, sendo hoje uma madeira neutra.

Notas de Degustação: Um vinho surpreendente, de cor viva, intensa que não mostra os 5 anos de garrafa. Aromas frutados de amoras, ameixas, terra molhada e cogumelos. Na safra 2012 o corte foi de 50% Cabernet Franc, 25% cabernet Sauvignon, 10% de Malbec, 10% de Merlot e 5% de Petit Verdot. Paladar muito equilibrado num vinho muito elegante, que guarda certo ar da austeridade de um belo Bordeaux. Prazeroso em boca, um vinho que pode ser degustado por si só ou acompanhar comida.

Estimativa de Guarda: Já está pronto para a taça, mas aguenta guarda por 5 anos.

Reconhecimentos Internacionais: DESCORCHADOS 95 PTS / 2012 - WINE ENTHUSIAST 93 PTS / 2012.

Notas de Harmonização: Perfeito para acompanhar carnes vermelhas grelhadas (maminha, fraldinha, filé mignon), queijos macios como gouda e emental ou pode ser servido sozinho como um vinho para degustação prazerosa. Servir entre 17 e 18°C.

Onde comprar: Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100.

#mendoza #elenemigo #Argentina #cabernetfranc #notasdedegustação

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais