top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

FALANDO DA CARMÉNÈRE


A Carménère é originária da região Bordeaux de França. Antes da década de 1870, era uma uva de mistura predominante em Bordeaux, encontrada principalmente em Graves e as denominações Pessac-Léognan.

No entanto, devido à infestação de filoxera, quase todas as vinhas Carménère - juntamente com a maioria das vinhas em Bordeaux - foram eliminadas. Quando a Carménère foi levada de Bordeaux para o Chile, pensou-se que era Merlot e, muitas vezes, estava plantada ao lado de videiras Merlot. Então, em 1994, o ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot, notou como algumas das vinhas "Merlot" tiveram muito mais tempo para amadurecer. Finalmente, em 1998, o Chile reconheceu oficialmente Carménère como uma variedade distinta.

A Carménère amadurece geralmente cerca de 4-5 semanas após o Merlot, o que significa que a uva precisa de um amplo tempo para amadurecer adequadamente. Quando isso ocorre, produz pequenos cachos de uvas escuras e no outono, suas folhas ganham tons de vermelho e laranja. A produção da videira Carménère é naturalmente baixa, e por isto ela é considerada uma uva altamente concentrada e de alta qualidade. No geral, é uma uva moderadamente difícil de crescer bem, mas desenvolve-se bem em solos arenosos (onde produz vinhos elegantes e aromáticos) e solos à base de argila (onde faz vinhos mais ricos e mais estruturados).

Os vinhos finos da Carménère oferecem sabores densos, maduros e poderosos de ameixas e notas de cacau, juntamente com um tanino fino de paladar médio e taninos finos. Os vinhos bem vinificados possuem 14,5 a 15% de níveis de álcool e se assemelham a Bordeaux ou Cabernet Sauvignon (com taninos mais macios e suaves). Alguns rótulos que você deve provar:

- Herencia de Santa Carolina: um vinho 100% Carménère de Peumo no Vale Cachapoal.

- Alka de Francois Lurton: um vinho 100% Carménère localizado em Lolol no vale de Colchagua.

- Carmín de Peumo da Concha y Toro: Cerca de 85% Carménére misturado com Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, de Peumo no Vale Cachapoal.

- Kai da Vina Errazuriz: 95% Carménère e 5% Syrah do Vale do Aconcagua.

- Purple Angel da Montes: 92% Carménère e 8% Petit Verdot das áreas Marchigüe e Apalta no Vale de Colchagua.

54 visualizações
bottom of page