top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

CHATEAU GRAVAS SAUTERNES 2009 – BORDEAUX - FRANÇA


O Château Gravas foi fundado em 1850 e hoje é comandado pela 6ª geração da família. Os vinhos desse produtor são elaborados com bastante esmero, desde a uma meticulosa condução do vinhedo até o minucioso trabalho dentro da vinícola. As uvas vem da região de Haut Barsac e a colheita manual ocorre através de sucessivas seleções. A vinificação é feita em tanques de aço inox e depois o vinho estagia 18 meses em barricas “fût de chêne”. Os solos de argila e calcário da vinha de 8 hectares em Haut Barsac proporcionam o melhor ambiente para a uva Semillon ser ali cultivada.

Sauternes é uma sub-região de Bordeaux que se dedica à produção de vinho branco não fortificado, doce. Estes vinhos são feitos de uma mistura de uvas Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. A região encontra-se ao longo de dois rios que criam uma atmosfera úmida para promover o crescimento de Botrytis cinera (Noble Rot), que remove a água da fruta e concentra o açúcar da uva. Isso muitas vezes acontece no final da temporada de maturação dos cachos com o risco de frio e geada. A produção de Sauternes é arriscada devido a estas condições extremas de crescimento, que podem se refletir em um preço mais alto para o vinho. As uvas são colhidas praticamente bago por bago a partir de várias passagens por cada videira.

Notas de Degustação: Cor amarela com reflexos dourados, brilhante. Os aromas são intensos, com destaque imediato para a flor de laranjeira. Depois vão aparecendo outras notas como o damasco, pêssego, manga, mel, flor branca, amêndoa seca e um toque de especiarias doces de canela, baunilha e gengibre. Na boca mostra muita elegância, com corpo médio, e com a doçura em equilíbrio com a boa acidez. Final longo, frutado e encantador.

Estimativa de Guarda: Já está pronto para a taça, mas aguenta guarda fácil por 15 anos. Não mostrou a menor perda de qualidade pela guarda e 8 anos!!!

Notas de Harmonização: Ótimo para acompanhar foie gras, com sobremesas a base de frutas, castanhas, ou simplesmente apreciá-lo como vinho de meditação. Servir entre 7 e 8°C.

Onde comprar: Em BH: Enoteca Decanter - Rua Fernandes Tourinho, 503 – Funcionários – Belo Horizonte / MG. Telefone: (31) 3287-3618.

23 visualizações
bottom of page