top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

CLOS APALTA 2003 – CASA LAPOSTOLLE - CHILE


O cultuado Clos Apalta é um verdadeiro mito, sem dúvida um dos melhores e mais premiados vinhos da América do Sul. Produzido apenas nos grandes anos, é poderoso e encorpado, combinando o fabuloso terroir de Apalta com rendimentos muito baixos e um sofisticado toque francês. Sua minúscula produção é disputada no mundo todo. Um ícone.

Notas de Degustação: O aroma inicial lembrou beterraba cozida. Ataque tânico, que enche a boca, com ótima acidez e persistência. Recebeu 29 pontos entre os votos da noite. No final da avaliação descobriu-se ser o Clos Apalta 2010. O cultuado Clos Apalta é um verdadeiro mito, sem dúvida um dos melhores e mais premiados vinhos da América do Sul. Corte de 78% Carmenère; 19% Cabernet Sauvignon and 3% Petit Verdot, provenientes de vinhedos em Apalta, na zona do Vale de Colchagua, na sub-região do Vale de Rapel, na região do Vale Central. Vinhedo biodinâmico sem enxerto e não irrigado com idade média de 60 anos. Rendimento muito limitado entre 15 e 25 hl/ha. Passa 24 meses em barricas de carvalho novo. Produzido apenas nos grandes anos, é poderoso e encorpado, combinando o fabuloso terroir de Apalta com rendimentos muito baixos e um sofisticado toque francês. Sua minúscula produção é disputada no mundo todo. Um ícone sem dúvidas.

Estimativa de Guarda: Já está pronto para a taça, afinal é safra 2003, mas aguenta guarda por 15 anos.

Notas de Harmonização: Perfeito para acompanhar carnes vermelhas grelhadas (maminha, fraldinha, filé mignon), risotos, queijos como Gruyere e Emental ou pode ser servido sozinho nesta idade, como um vinho para degustação prazerosa. Servir entre 16 e 18°C.

Onde comprar: Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi. Tel.: (31) 3115-2100.

58 visualizações
bottom of page