top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

CASA VERRONE SPECIALE SYRAH 2014 – COLHEITA DE INVERNO – BRASIL


Este vinho nascido de vinhedo paulista plantado em São José do Rio Pardo e vinificado em Caldas, na EPAMIG, é muito bom e surpreende. A vinícola Casa Verrone plantou os primeiros vinhedos em 2009. Hoje são 20 hectares em Divinolândia e Itobi, ocupados com as uvas tintas Pinot Noir, Syrah, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, além das brancas Chardonnay, Viognier e Sauvignon Blanc. Verrone adotou em parte o método de dupla poda, para colheita de inverno, desenvolvido na região pelo pesquisador mineiro Murillo de Albuquerque Regina, da Epamig. A adoção da técnica de poda invertida é parcial. Em Divinolândia são 12 hectares, a 1.300 metros de altitude, onde o clima é bastante fresco no final do ano. Por isso, não foi feita a inversão de safra. O procedimento é realizado apenas no vinhedo de Itobi, entre São José do Rio Pardo e Casa Branca, origem do Speciale Syrah. A Verrone lançou o primeiro rótulo em 2010. Vinifica seus vinhos na adega da Epamig, em Caldas. São apenas 10 mil garrafas por ano.

Notas de Degustação: Rubi escuro, intenso, profundo, brilhante. Aromas de compota de frutas negras como amora e cassis, muito presente coco e mentol advindos no estágio em barricas. Mostra ainda notas de especiarias doces, própolis e caramelo. No paladar mostra taninos macios e boa acidez, corpo médio, tudo muito bem integrado e com o álcool no ponto certo. Um vinho de perfil gastronômico, mas que fica muito bem como vinho de degustação apenas para aperitivar, já que a fruta compotada, e os taninos macios estão em evidência na boca. Passa 12 meses em carvalho francês de segundo uso.

Reconhecimentos: Foi o vinho tinto nacional vencedor do Top 10 da Expovinis 2017. Estimativa de Guarda: Pronto para beber mas aguenta mais 4 anos de guarda.

Notas de Harmonização: Carnes de caça, cordeiro, queijos maturados e massas com molhos potentes. Servir entre 14 e 18°C

Onde comprar: Em BH – ZAHIL – REX-BIBENDI - End.: Rua Antônio de Albuquerque, 917 - Funcionários. Tel.: (31) 3227-3009

33 visualizações
bottom of page