top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

CUVÉE ALEXANDRE LAPOSTOLLE CARMENERE 2011 – VALE DE COLCHAGUA – CHILE



Lapostolle é o mais francês dos produtores chilenos. A vinícola foi fundada pela francesa Alexandra Marnier e elabora vinhos tintos, brancos e rosés de grande classe e elegância, cuja inspiração são os melhores vinhos europeus. O assessor da vinícola é o famoso Michel Rolland, um dos mais célebres e influentes enólogos da atualidade. Com seus vinhos de estirpe e sua grande consistência qualitativa, a Lapostolle é, sem dúvida, um dos grandes nomes do vinho no Novo Mundo.

A proposta de Alexandra Marnier é clara: criar vinhos notáveis misturando a experiência vitivinícola francesa ao terroir chileno. Para isso, a Lapostolle trabalha em mais de 370 hectares de cultivo e 3 vinhedos distintos, exportando seus vinhos para mais de 60 países.

O vinho tinto Cuvée Alexandre, um blend das uvas Carmenère e Syrah, apresenta boa estrutura de taninos e concentração de frutas vermelhas, excelente para harmonização com peito de pato ou bife de angus marinado.

Uma das mais aguardadas novidades de Casa Lapostolle, o Cuvée Alexandre Carménère já nasce como um dos melhores vinhos do Chile elaborados com esta casta (irmão do Purple Angel e do Clos Apalta que são outros grandes vinhos desta vinícola).

Notas de Degustação: Talhado no estilo dos grandes tintos de Bordeaux, mas com a uva emblema do Chile, o Cuvée Alexandre Carmenere é elaborado com 85% de Carmenère e 15% Syrah. As uvas são oriundas de um pequeno vinhedo orgânico com clones de vinhas pré-phylloxericas que servem de base para o mítico Clos Apalta – e aguardou nada menos que 11 anos para elaborar a primeira safra. Preparado com um cuidado artesanal, este vinho de minúscula produção é mais rico e concentrado que a maioria dos Carmenère, sem perder a elegância francesa. Um vinho de cor muito escura, intenso e onde as frutas negras se destacam com especiarias e notas herbáceas, com um toque bem integrado de chocolate. No paladar é um vinho encorpado, com ótima acidez, taninos elegantes e macio, com final de boca persistente. Sem dúvida, um excelente vinho. A maturação ocorre por 11 meses, em barricas de carvalho francês, 40% novas.

Estimativa de Guarda: Tem estrutura para evoluir por 8 a 10 anos a partir da safra, mas a recomendação chilena é que não esperemos tanto para beber carmeneres (eles não são tão longevos quanto se diz!). Este que provamos está ótimo com 5 anos.

Notas de Harmonização: acompanha muito bem frios, embutidos, churrasco, picadinho de filé mignon com farofa, cordeiro. Um vinho muito versátil. Servir entre 16 a 18°C.

Onde comprar: Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi. Tel.: (31) 3115-2100.

43 visualizações
bottom of page