top of page

PROYECTO LAS COMPUERTAS MALBEC 5 SUELOS 2022 – DURIGUTTI – LUJAN DE CUYO – MENDOZA – ARGENTINA

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • há 59 minutos
  • 2 min de leitura

Tudo começa em 2007 com os primeiros cinco hectares de um antigo vinhedo de Malbec que os irmãos adquiriram a poucos passos da vinícola, no Callejón de la Reta.


Desde então, iniciou-se um caminho de recuperação e revalorização da história e tradições de uma região vinícola emblemática de Lujan de Cuyo: Las Compuertas. Ao longo dos anos, mais hectares foram acrescentados ao projeto, hoje 34, e batizaram este local com o nome de sua mãe, como Finca Victoria. Este trabalho procura acompanhar o desenvolvimento dos produtores da zona que orgulhosamente mantêm as suas vinhas face ao avanço imparável da urbanização.


Como o próprio nome diz este vinho se trata de um projeto e é este o fator que o torna bastante interessante. Ele é um blend da uva Malbec plantada em cinco solos diferentes e vinificadas individualmente, isto trouxe a ele um nariz exótico onde se combinam notas de banana pouco madura, com um interessante toque especiado, que em boca se pode notar que é curry esta especiaria.


Dos resultados dos estudos de viticultura de precisão, obtêm-se cinco vinhos de acordo com os diferentes perfis de solo. Cada vinho é feito separadamente em ovos de cimento e depois é feito o corte final. Suelos (solos): Aluviais, profundos e rasos fértil.


Conteúdo de matéria orgânica menos de 0,3% na superfície e diminuindo em profundidade. O componentes deste vinho provêm cinco parcelas diferentes da vinha classificados de acordo com o perfil de Solos: franco-argiloso profundo, barro siltoso, barro pedregoso, barro pedra arenosa e argilosa.


Composição de Uvas: 100% Malbec, cuidadosamente selecionadas de cinco vinhedos plantados em solos diferentes. Cada vinho foi vinificado em ovo de concreto para depois fazer-se o blend.


Notas de Degustação: De coloração rubi escuro, o vinho mostra aromas de floral intenso, como o de violetas. Com o tempo em taça aparecem os aromas de amoras silvestres, suculentas e crocantes no sabor do vinho, que mostra uma acidez picante. Tem bom equilíbrio e estrutura, além de persistente em boca.


Estimativa de Guarda: Muito bom hoje e por mais 5 anos.


Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, bife ancho na parrilha, barriga de porco crocante, feijoada, assado de tira e costela grelhada, queijos de meia cura a curados.


Serviço: servir entre 15 e 17º C. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).


Valor: $$$.


● Trazido de viagem a Mendoza, na qual visitamos a vinícola DURIGUTTI.

Comentários


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page