top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

ESCENA 2007 DENOMINACION DE ORIGEN FINCA ELEZ – VINO DE PAGO – LA MANCHA – ESPANHA


VINOS DE PAGO é a qualificação máxima contemplada pela Legislação Espanhola em matéria vitivinícola, acima da Denominação de Origem. O conceito de Pago aplicado ao vinho se refere a um vinhedo situado numa área especial, com solos singulares e um clima privilegiado que imprime ao vinho suas qualidades únicas. Somente 14 bodegas espanholas têm esta distinção. Manuel Manzanque, personalidade do teatro e cinema espanhol, foi um apaixonado por vinho, criando esta propriedade seguindo os moldes de um autêntico “Domaine”, com cerca de 85 acres de vinhas próprias. Manuel Manzaneque foi o primeiro produtor a obter a denominação de Vino de Pago para sua Finca Elez. O Escena (cena em português), revela arte e personalidade, prestando homenagem à cena teatral e cinematográfica.

Notas de Degustação: A variedade predominante é o tempranillo de vinhas antigas, com seleção manual das melhores parcelas das uvas, num corte com Cabernet Sauvignon e Merlot. Maceração pré-fermentativa em frio a 4 ºC durante uma semana para maximizar a extração de aromas primários de frutas (groselha e amoras) e notas florais (violeta), bem presentes no vinho. Fermentação maloláctica em barricas e longo envelhecimento em barricas de carvalho francês. No paladar mostra-se untuoso, vivo, com taninos finos, longo e persistente. É um vinho único, complexo e de guarda com recomendação de decantação.

Estimativa de Guarda: A recomendação é beber no mínimo com 8 anos.

Notas de Harmonização: carnes de boi cozidas, assadas, carne de caça em pratos com vegetais e ensopados. Servir entre 16 e 18°C.

Onde comprar: Ainda não tem importador para o Brasil. Foi bebido durante viagem pela Espanha.

24 visualizações
bottom of page