top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

GRAN FONDILLON RESERVA FAMÍLIA BROTONS 1964 – BODEGAS CULÉBRON – D.O. ALICANTE – VALENCIA – ESPANHA


Esta Bodega foi fundada em 1950 por Don Francisco Brotons Alfonso e passa de geração em geração da família até hoje. Dedicado desde seu início à produção de vinhos a granel (Cubas, Botas, Barricas...) na década de 90 modernizaram a adega para produzir vinhos de qualidade.

A modernização da adega resultou em tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, barricas de carvalho, tubulações e máquinas em aço inoxidável foram os protagonistas desta transformação e passaram da produção a granel para a produção de vinhos monovariáveis (Syrah, Merlot, Tempranillo e Monastrell), bem como os blends de Syrah-Merlot e Syrah-Monastrell. Apesar da modernização de suas instalações, não renunciaram ao caráter tradicional dos vinhos de Alicante, uma vez que foi uma das chaves para obter um produto estelar, como o Fondillón de 1964 ou o Fondillón Monastrell 1970 e 1982.

No interior da província de Alicante, na região do Medio Vinalopó, as vinhas de uvas monastrell elaboram um vinho que, de acordo com os especialistas, é mencionado por Shakespeare e Alexandre Dumas em suas obras, o Fondillón. Talvez uma das características mais curiosas deste vinho de tantas glórias é que estava para desaparecer comercialmente na primeira metade do século XX.

Notas de Degustação: Não é todo dia que se bebe um vinho de 53 anos em estado perfeito de conservação, por uma guarda cuidadosa. Parte de sua longevidade é explicada por ser um tinto semi-doce, que acompanha a mesa muito bem, e nas festas de Natal é um complemento perfeito de doces típicos. Um vinho brilhante, rubi claro intenso, muito frutado e doce. 100% Monastrell. As uvas são sobrematuradas, ou até mesmo passificadas por algum tempo sob o sol inclemente do Alicante, com o objetivo de aumentar a concentração de açúcar. Depois são levadas a fermentar e maturar por até 8 anos em tonéis de carvalho. O resultado é um vinho deliciosamente fino e elegante, com aromas de especiarias doces, passas, figos secos, amêndoas, ervas como tomilho, alecrim, salvia. Grande complexidade aromática e um paladar denso, bem estruturado, com excelente acidez.

Reconhecimentos: 94 pontos Guia Peñin (2015).

Estimativa de Guarda: 53 anos e estava perfeito! Por quanto tempo mais estaria bem? Quando saber se vamos encontrar uma segunda garrafa?

Notas de Harmonização: a sopa de cebola casou-se perfeitamente com as notas doces do vinho. As sugestões de harmonização são queijos azuis (tipo Cabrales, Roquefort, Stilton, Gorgonzola, etc.). Além disso, como vinho doce e sobremesa, podemos acompanhar, é claro, um bom nogat ou sobremesas com um chocolate de qualidade. Servir entre 10 e 12°C.

Onde comprar: Ainda não tem importador para o Brasil. Foi bebido durante viagem pela Espanha.

93 visualizações
bottom of page