• Vinotícias

LAS MORADAS DE SAN MARTIN 2016 – VINHOS DE MADRI - ESPANHA


Com uma vinha privilegiada de 21 hectares, a 850 metros acima do nível do mar, rodeada por pinheiros, carvalhos e plantas aromáticas - Las Moradas tem sido uma das vinícolas pioneiras para mostrar o potencial das garnachas na sub-área de San Martín de Valdeiglesias. A bodega nasceu em 1999, na vertente madrilhenha da Serra de Gredos, para recuperar los vinhedos centenários de Garnacha plantados no século XII. Para os vinhedos de Albillo Real, os sanmartineños o chamam de Tempranales, por sua maturação precoce. Este ano foi acentuado ainda mais, colhido na primeira semana de agosto para evitar a queda da acidez. Este calor criou vinhos mais aromáticos e de grau alcoólico superior.

A uva Albillo recebe nomes diferentes (muitas vezes associados a diferentes cepas): albilla, beco de Cebreros, beco de Madri, albillo de Toro, albillo castelhano, branco do país, castelhano, albarin branco, albilla de granada, albalo de huebla, castellano branco, país branco, salsa de albillo, picapol, torrontés. Existem cinco variedades que têm a palavra albillo como parte de seu nome: Albacete albino, krimskii albillo, albino alongado, albino real e albino real de Granada. De todos eles, apenas a verdadeira variedade de beco também é chamada de albillo. Curiosamente, o termo albino preto é usado de forma sinônima como tempranillo.

A Albillo é a principal variedade na Denominação de Origem Vinhos de Madri. Na segunda metade do século XVI, o vinho de San Martin, feito com albillo, era muito popular na corte de Madri, e valia mais que um florim. A primeira menção escrita do albillo foi realizada no trabalho Agricultura geral (1513) de Gabriel Alonso de Herrera. Neste trabalho descreve o vinho desta variedade como “cor e sabor muito claros, gentis”.

Notas de Degustação: Um vinho de cor amarela clara, muito frutado e levemente doce. 100% de uva Albillo Real colhida manualmente à noite para evitar as horas mais quentes do dia. A fermentação é realizada com leveduras nativas e com uvas sem desengaçamento. Passa 6 meses em barricas de carvalho francês usado com capacidade de 300 e 500 litros, sendo que 25% do vinho faz a fermentação maloláctica. Engarrafado sem clarificação ou filtração. Um paladar denso, bem estruturado, com acidez média e ótima cremosidade.

Reconhecimentos: 91 pontos Guia Peñin (2015).

Estimativa de Guarda: Minha recomendação é bebê-lo jovem, mas a guarda recomendada pela Bodega é até 7 anos.

Notas de Harmonização: Tartar de salmão, lascas de bacalhau. Servir entre 7 a 8°C.

Onde comprar: Ainda não tem importador para o Brasil. Foi bebido durante viagem pela Espanha.

#espanha #albillo #lasmoradas #sanmartín

19 visualizações
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais