• Vinotícias

HARMONIZANDO VINHOS E BRANDADE DE BACALHAU


Apesar de ser considerada uma especialidade portuguesa, o brandade de bacalhau foi criada em Nîmes, na França. Composto por bacalhau salgado e seco, alho e azeite, combinado com um purê de batata, este prato tradicional é muito saboroso, acompanhado de croutons de um toque de alho.

Finamente salgado, o petisco reivindica um vinho fresco e aromático, e ao mesmo tempo tônico e saboroso, capaz de equilibrar-se com a textura do brandade enquanto refresca seus sabores. A sugestão fica por conta de um vinho branco brilhante, nervoso. Em qualquer caso, é necessário evitar vinhos que são muito gordurosos e ricos, porque o excesso de generosidade teria o efeito oposto daquele que procuramos.

DELICIOSO VINHO VERDE PORTUGUÊS

Pensando nesta sugestão, a dica é ir ao norte de Portugal, onde o Vinho Verde produz vinhos extrema de frescura. Sua particularidade é possuir uma bela energia, fruto da sua mineralidade e a acidez natural, além da sua característica de ser bebido em sua juventude.

Os setores de Monção e Melgaço criam ótimos vinhos, como os de Anselmo Mendes, reconhecido enólogo, que produz o excelente Muros Antigos. Entre seus rótulos o Escolha 2016, resultante de uma mistura de alvarinho, loureiro e avesso fica na memória. Este vinho frutado, que tem notas de maçã verde e zest de limão, é leve, fresco e de boa persistência.

Na região de Lima, ao sul de Monção, Dirk Niepoort produz o Dócil 2016, a partir da uva loureiro com maravilhosa mineralidade, revelando uma paleta de frutas cítricas com textura afinada e fim de boca salino.

No País Basco espanhol, o brandade serve como uma farsa para piquillos. A sugestão é beber vinhos com influência do Atlântico, mais particularmente da Galicia. Na Espanha, nas Rias Baixas há excelentes albariños na área do vale de Salnés, ao norte de Pontevedra, onde Alberto Nanclares e Silvia Prieto produzem em seus 5 hectares de agricultura orgânica o rótulos Tempus Vivendi, que ilustra perfeitamente a tensão procurada para esta harmonização de vinhos e brandade de bacalhau.

Há ainda vinhos franceses como o Villa Blanche 2016 de Calmel & Joseph, vinificado em tanques de aço inoxidável com notas de erva-doce e flores brancas. Paladar delicado e fresco é bem marcado pela salinidade.

Fonte: RVF- http://www.larvf.com/vin-accords-brandade-morue-blanc-iberique,4563007.asp

#brandadedebacalhau #vinhoverde

36 visualizações

Receba o Vinoticias toda semana!

por MÁRCIO OLIVEIRA

O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais