top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

COMO REFRESCAR SEU VINHO EM 20 MINUTOS


Com a chegada dos dias mais quentes, uma pergunta que não deixa de ser feita por muitos amantes do vinho é como refrescar em 20 minutos uma garrafa, quando a vontade de beber uma taça for irresistível.

A verdade é que esta questão me leva ao passado. Como é que se refrescavam vinhos em épocas antigas? Já li que os romanos carregavam gelo das neves de montanhas mais altas até Roma para refrescar seus vinhos e que as garrafas de champagne destinadas para Napoleão e seus generais ficavam mergulhadas nas águas de riachos próximos do campo de batalha. Portanto, dependia-se da natureza.

E isto também leva a lembrança de que todo mundo fala em beber vinhos à temperatura ambiente, mas na Europa isto costuma ser algo em torno de 18ºC, evidentemente mais fria do que na maioria deste nosso Brasil.

Outra questão é qual a temperatura adequada para servir o vinho, já que ela afeta a expressão da fruta do vinho e a percepção dos taninos e do álcool. Temos a tendência de beber vinhos brancos muito frios e os tintos à temperatura ambiente (portanto, normalmente mais quente do que deveria ser). De forma geral, os brancos "comuns" e espumantes devem ser servidos e consumidos entre 7 a 9ºC, enquanto os brancos de mais classe e espumantes diferenciados devem estar aos 12ºC, permitindo que suas sutis complexidades se expressem. Os vinhos tintos no estilo Nouveau podem ser servidos a 14ºC, evoluindo para 16ºC para a maioria dos vinhos jovens e 17 a 19ºC para os tintos de maior classe. Acima dos 20ºC o álcool começa a incomodar.

Mas voltemos ao nosso tema, e vamos ver que o mercado está repleto de acessórios para a função de refrescar o vinho: há o balde de gelo, os envoltórios gelados para as garrafas, refrigeradores elétricos para uma ou duas garrafas, entre outros equipamentos.

Colocando um vinho branco da temperatura ambiente (25ºC neste caso) na geladeira, em 20 minutos ele chegou a 22ºC. Refrescou, mas estava longe de ser uma temperatura ideal para serviço. Um branco colocado no congelador na mesma condição, em 20 minutos chegou a 20ºC. Levou uma hora para chegar aos 8ºC.

Lembrei da dica de enrolar a garrafa numa toalha molhada e colocar no congelador e neste caso, em 20 minutos chegamos a 19ºC. Talvez funcione com uma latinha de cerveja, porque o alumínio é melhor condutor do que o vidro.

Havia ainda a chance de usar os envoltórios gelados e neste caso, após 20 minutos chegamos dos 25º para 18ºC.

Por último, fiz uma salmora num balde, uma vez que o gelo e a água estimulam uma troca de temperatura. A salmora consiste em colocar um pouco de sal e um copo de álcool nesta mistura de água e gelo. Em 20 minutos a garrafa estava em 14ºC. Mais alguns minutos chegaremos a temperatura pretendida.

Desta forma, o balde com gelo+água+sal+álcool funciona melhor que o congelador, a toalha molhada enrolada na garrafa e o envoltório de gel gelado.

47 visualizações
bottom of page