top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

QUINTA DO VESÚVIO 2007 – DOURO DOC – PORTUGAL


A propriedade de Quinta do Vesúvio tem uma área total de 326 hectares (806 acres), dos quais 133 hectares (329 acres) são dedicadas ao cultivo. O restante, quase dois terços, foi conservado no seu estado natural, sem intervenção humana, consagrando-se como uma das maiores vinícolas da região do Douro. Com grande variação de altitude, (de 130 metros no beira-rio a 530 metros no topo da serra) os vinhedos são submetidos a extremos climáticos, atingindo temperaturas muito altas no verão e muito baixas no inverno. É uma região extremamente seca, com uma média de apenas 400 milímetros de chuva que cai todos os anos. A vinícola, construida em 1827 e inalterada desde então, mantém a arte original da vinificação, atualmente quase extinta: todos os anos homens e mulheres se reúnem ao cair da noite para pisar as uvas que foram colhidas nesse dia, em um ritual altamente tradicional.

Logo em sua primeira safra, o impressionante tinto Quinta do Vesuvio já foi apontado como candidato ao posto de melhor vinho tinto de Portugal! Elaborado apenas nas melhores safras, é concentrado e exuberante, produzido com uma base de Touriga Nacional, sendo impressionantemente elegante para um tinto tão opulento.

A minúscula produção é objeto de desejo entre os grandes colecionadores de vinho. Trata-se de um vinho realmente grandioso, de classe mundial. A safra de 2011 conquistou 93 pontos da Wine Spectator. A safra 2007 foi uma safra extraordinária na região do Douro, produzindo fruta de alta qualidade tanto para os vinhos de mesa quanto para vinhos do Porto, a especialidade máxima da Família Symington. A vinha que deu origem ao Quinta do Vesúvio tinto ocupa cerca de 30 hectares e tem a Touriga Nacional como variedade principal, presente nesse vinho em 70%. O restante é preenchido com as uvas Touriga Franca e Tinta Amarela.

Notas de Degustação: rubi de boa intensidade com leve halo ferrugem. É um dos mais clássicos tintos de mesa do Douro, com marca de elegância inesquecível. O aroma da violeta é marcante, mostrando ser um vinho de muita sensualidade. No paladar é equilibrado com a madeira tostada, a fruta e o álcool na medida certa. Na boca, é confirmada a elegância e o estilo clássico do vinho.

Guarda: recomendada pela vinícola é de 10 anos. Para muitos críticos, pela qualidade dos taninos, poderá ser bebido até 2025

Reconhecimentos: Revista Adega deu 95/100 pontos para a safra 2007.

Notas de Harmonização: vai bem com carnes vermelhas como uma picanha, escalopes de filé mignon com purê de mandioquinha, carnes de caça, cordeiro assado.

Temperatura de Serviço: 16 a 17ºC

Onde comprar: Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi. Tel.: (31) 3115-2100

72 visualizações
bottom of page