• Vinotícias

QUINTA DO VALE MEÃO 2010 - DOURO - PORTUGAL


Fantástico produtor que, em pouco tempo, se tornou um dos maiores nomes de Portugal. Chamado de “Barca Nova”, pois é produzido com uvas da principal parcela de vinhas que compunham o famoso e elegante Barca Velha, o mais renomado vinho de Portugal. Já foi considerado pela Revista de Vinhos como o melhor vinho tinto de Portugal, em uma prova na qual participaram 27 dos maiores tintos lusitanos. O Quinta do Vale Meão também merece as mais altas notas da Wine Spectator para vinhos portugueses como os 97 pontos para a safra 2004 e os 95 pontos para 2003, entre as mais altas notas para vinhos tintos do mundo. Raro e disputadíssimo, é um ícone de minúscula produção.

A uva privilegiada para cultivo nos vinhedos do produtor, na região do Douro, é a Touriga Nacional, variedade que passou a ser cultivada a partir dos anos 80, quando a Quinta do Vale Meão iniciou o plantio de vinhas em solo antes submerso pela barragem da Valeira.A diversidade do solo nos vinhedos da Quinta do Vale Meão proporciona elevada variabilidade de terroirs, garantindo complexidade aos vinhos elaborados com uvas que são cultivadas em xisto, granito e aluvião.

Notas de Degustação: rubi intenso e profundo. O nariz mostra frutas escuras (ameixa e cereja), com notas florais (de violeta) e de especiarias (pimenta-do-reino). Na boca os taninos estão vivos, mas não incomodam. Casam bem com o conjunto de sabores das frutas e especiarias, boa acidez e a nota de madeira tostada. O vinho é um blend concentrado, robusto e muito longevo. Raro e disputadíssimo, é um verdadeiro ícone de minúscula produção.

Guarda: recomedada pela vinícola é por até 5 anos. Ganha com uma ligeira decantação.

Reconhecimentos: 93WS / 92RP e 18/20 na Revista de Vinhos de Portugal. O Quinta do Vale Meão 2010 foi considerado o melhor vinho tinto do Douro, com 96 pontos, segundo o Guia Copo & Alma 2013, do enólogo e crítico Anibal Coutinho.

Notas de Harmonização: vai bem com carnes vermelhas como uma picanha, escalopes de filé mignon com purê de mandioquinha, carnes de caça, cordeiro assado.

Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC

Onde comprar: Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

#douro #portugal #quintadovalemeão #touriganacional

43 visualizações
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais