top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

DOMAINE VIRGINIE THUNEVIN 2010, 2011 E 2012 – BORDEAUX – FRANÇA


A oportunidade de provar uma mini-vertical de vinhos de Bordeaux sempre traz boas perspectivas para avaliar como os vinhos se comportam ao longo das safras, mostrando algumas diferenças sutis entre eles. Os vinhos são produzidos a partir de um vinhedo com 9 ha em La Lande de Fronsac e o vinho tem o nome da filha do Jean-Luc, Virginie.

De forma geral, o Virginie é um Bordeaux que respira modernidade, feito a partir de vinhas com 40 anos de idade média, sendo 70% de Merlot madura num blend com 20% de Cabernet Sauvignon e 10% de Cabernet Franc, bem integrados a madeira da barrica. Além disto, a região de Lalande de Fronsac significa que podemos ter um excelente vinho por um preço acessível, considerando a alta qualidade.

O produtor Jean-Luc Thunevin é um nome conhecido como inovador em Bordeaux, por conta do seu estilo de fazer vinhos, do qual originou o termo “garagista” em Saint-Emilion.

Notas de Degustação, levando em conta que foram bebidos ás cegas:

O vinho de 2010 – Cor rubi com reflexos granada, com aromas de frutas maduras, entremeadas por notas defumadas e herbáceas, além de toques tostados e de especiarias. No paladar mostrou-se frutado, equilibrado, com bom volume de boca e taninos macios. O final foi médio e para alguns degustadores o vinho estava no seu limite.

O vinho de 2011 – Cor rubi brilhante, com taninos e acidez garantindo o potencial de envelhecimento fino para este vinho bem feito e equilibrado. A potência e frescor são dominantes. Groselha, amora e cereja no nariz com toque de chocolate e baunilha. Uma bela combinação de taninos macios, boa acidez e corpo médio. Surpreendeu a todos pela qualidade, persistência e o conjunto geral, com grande potencial gastronômico.

O vinho de 2012 – Cor rubi brilhante, com aromas de frutas vermelhas frescas, realçando a nota de especiarias como a pimenta branca no olfato, mas demorou muito para abrir. O paladar é macio, com os sabores das frutas vermelhas bem integradas com os taninos.

Guarda: Minha recomendação é bebê-los de vez, porque já estão prontos. Todos eles têm bom potencial para gastronomia.

Notas de Harmonização: Acompanham bem carne vermelha grelhada, assada, risotos de funghi, massas com cogumelos, queijos de massa meio curada.

Temperatura de Serviço: 15 a 18ºC.

Onde comprar: Em BH – CASA DO PORTO – Rua Felipe dos Santos, n.º 451- Loja 01. Bairro Lourdes. Tel.: (31) 2551-7078. Em SP – CASA DO PORTO – Alameda Franca, 1225 - Jardins – Tel.: (11) 3060-9546.

66 visualizações
bottom of page