DOMAINE DROUHIN PINOT NOIR DUNDEE HILLS 2017 – OREGON – ESTADOS UNIDOS
- Vinotícias - Marcio Oliveira

- há 3 dias
- 2 min de leitura
O Domaine Drouhin mostrou ao mundo o grande potencial do Oregon para produzir vinhos com a uva Pinot Noir elegantes e complexos, de classe mundial.

Há mais de um século, a família Drouhin possui fortes vínculos com o mundo do vinho e com as uvas da Borgonha. Foi no Oregon, nos EUA, que construíram sua propriedade, figurando hoje entre as mais reputadas e entre os melhores produtores do mundo todo. Os Drouhin criaram, no final dos anos 1980, em Dundee Hills, elegantes vinhos Pinot Noir e Chardonnay com a mesma tradição dos exemplares criados na França. Há mais de 25 anos trouxeram toda a sua experiência e paixão pelos vinhos da Borgonha para o Novo Mundo, obtendo ótimos resultados.
Robert Drouhin conheceu o Oregon em uma viagem turística em 1961, e se encantou com os vinhos da região em 1979 e 1980, durante as provas cegas que aconteceram em Paris e Borgonha, que colocou Oregon no mapa mundial dos vinhos de qualidade. Em 1986, a filha de Robert, Véronique foi para o Oregon e depois em 1988 o irmão Philippe se juntou a ela, tomando a frente dos negócios. Em 1989 construíram a adega de quatro andares que é ícone da capacidade de combinar o tradicional com o novo.
Sempre um imenso sucesso, este Pinot Noir é elaborado com uvas de Dundee Hills e foi apontado como "outstanding" pela revista Burghound "uma das maiores autoridades em vinhos da Borgonha da atualidade" que enfatizou a "excelente qualidade" deste vinho.
● Composição de Uvas: 100% Pinot Noir. Fermentação natural, envelhecido em barricas de carvalho francês (20% novas) por 12-14 meses, com controle de temperatura e transferência por gravidade.
● Notas de Degustação: De coloração típica da Pinot Noir, é tinto elegante, com notas de cereja preta, frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo), violetas, café, especiarias (pimenta branca, canela), notas terrosas, especiarias doces e tabaco. No paladar mostra sua vivacidade, sabores de frutas suculentas como ameixas, cerejas e cassis, com boa estrutura e potencial de guarda, oferecendo um perfil clássico de Pinot Noir com boa acidez e taninos integrados. Um vinho de médio corpo, fácil de beber e gostar.
● Estimativa de Guarda: Muito bom hoje e ainda por mais 2 a 3 anos. Potencial de guarda sugerido de até 12 anos.
● Reconhecimentos: 94 pontos James Suckling I 94WS I 94 WE I 92 Antonio Galloni.
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, cordeiro, caça e aves (em especial pato ou ganso), pratos com cogumelos, massas leves e queijos suaves como o Brie.
● Serviço: servir entre 15 e 17º C. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux ou Borgonha para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).
● Valor: $$$$
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100





Comentários