top of page

CRISTOM PINOT NOIR MT. JEFFERSON CUVÉE 2021 – WILLAMETTE VALLEY – ESTADOS UNIDOS

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • há 10 minutos
  • 3 min de leitura

A história da Cristom começou em 1991, quando Paul Gerrie decidiu participar da Celebração Internacional do Pinot Noir (IPNC) do Oregon. Gerrie era obcecado pela Borgonha, apaixonado pelos vinhos Williams Selyem e Calera, e sonhava em cultivar Pinot Noir de classe mundial. 


Na IPNC, ele conheceu Michael Etzel, um auxiliar de adega da Ponzi Vineyards que estava começando um pequeno projeto chamado Beaux Frères. Gerrie perguntou a Etzel se poderia contratá-lo para encontrar algumas propriedades que estavam à venda. Etzel encontrou duas: uma que se tornaria a Cristom de Gerrie (na região que mais tarde se tornaria Eola-Amity Hills) e outra que mais tarde se tornaria a East Hill da Shea Vineyards (na região que mais tarde se tornaria Yamhill-Carlton).


Ambas as propriedades tinham orientação predominantemente leste e altitudes ligeiramente inferiores às da Borgonha, região tão apreciada por Gerrie. A escolha foi feita por dois motivos: a qualidade do vinho produzido numa propriedade próxima chamada Bethel Heights e o fato de Gerrie estar fascinado por solos vulcânicos.


Em 1992, Gerrie e sua esposa Eileen compraram a propriedade que hoje é a Cristom. Eles mantiveram as plantações originais de 1982 e começaram a plantar mais vinhas. E para fazer vinho, contrataram Steve Doerner, enólogo da Calera por 14 anos.


Doerner possuía um vasto conhecimento adquirido durante sua passagem pela Calera, e os vinhos que produziu na Cristom convenceram muitos dos atuais produtores de vinho do Willamette Valley a se estabelecerem no Oregon. Doerner defendia o uso de cachos inteiros e fermentações em temperatura ambiente, e aprimorou essa técnica até começar a delegar as responsabilidades de vinificação da Cristom a Daniel Estrin (ex-Littorai) em 2019.


Sendo apenas o segundo enólogo-chefe na história da propriedade, Estrin já provava estar à altura da tarefa. Com o apoio do filho dos Gerries, Tom, que assumiu a gestão da propriedade em 2012 e iniciou a transição para a viticultura biodinâmica em 2017, Estrin concluiu essa transição e priorizou a saúde do solo. Ele também aumentou consideravelmente o foco no programa de vinhos brancos.


A abordagem ao programa de vinhos tintos, o ponto forte da Cristom há mais de 30 anos, permaneceu praticamente a mesma. E o Mt Jefferson Cuvée 2021, o vinho emblemático, continua tão bom como sempre. Enquanto os preços dispararam em todo o Willamette Valley, o Mt Jeff manteve sua acessibilidade e supera muitos vinhos que custam o dobro, ou até o triplo, do seu preço.


Composição de Uvas: 100% Pinot Noir. O vinhedo da propriedade da Cristom forneceu 52% das uvas; o restante veio de produtores parceiros em Eola-Amity Hills. As uvas foram colhidas e selecionadas manualmente, dispostas em camadas nos tanques com 44% de cachos inteiros e fermentadas espontaneamente. Após a prensagem, o vinho estagiou em 20% de barricas novas de carvalho por 11 meses e em seguida, foi engarrafado sem clarificação e sem filtração.


Notas de Degustação: De coloração levemente rubi, o vinho é leve e fresco, com a acidez vibrante e equilibrada que caracteriza a safra, além de aromas doces de frutas vermelhas e pretas e um toque terroso sedutor que remete ao solo da floresta. A passagem pelas barricas resultou em um leve toque de especiarias que se harmoniza perfeitamente com a fruta.


Estimativa de Guarda: Muito bom hoje e ainda por mais alguns anos. A sugestão de guarda é de 20 a 30 anos.


Reconhecimentos:  94 Pontos James Suckling – 92+ Pontos Robert Parker - 92 Pontos Wines & Spirits.


Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, cordeiro, queijos de meia cura.


Serviço: servir entre 15 e 167º C. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).


Valor: $$$$


● Onde comprar em BH: AMIGO DO VINHO – fale com Alisson Salles – (31)98877-9538.

Comentários


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page