CÔTE-ROTIE MAISON LES ALEXANDRINS 2019 - TAIN HERMITAGE – FRANÇA
- Vinotícias - Marcio Oliveira

- há 3 dias
- 2 min de leitura
Localizada em Tain l’Hermitage, famosa pelos chocolates Valrhona e pelos terraços de vinhedos à beira do Rhône, Domaine et Maison Les Alexandrins é uma vinícola boutique criada em 2015 pela união de forças de um talentoso trio apaixonado pelo norte do Vale do Rhône: Nicolas Jaboulet, sexta geração da família Paul Jaboulet Aîné; Guillaume Sorrel, filho de Marc Sorrel do Domaine Sorrel, em Hermitage; e Alexandre Caso, um especialista nos terroirs da região, profundo conhecedor das denominações do Rhône e seus admirados vinhos, portanto, um time de reconhecida competência.

A vinícola já nasceu como um dos mais empolgantes projetos do Rhône, e entusiasmada com a proposta, a família Perrin também decidiu entrar como sócia, trazendo todo seu prestígio e expertise, e ao mesmo tempo complementando seus grandiosos vinhos do Sul do Rhône com o que o norte da região pode produzir de melhor.
O estilo dos vinhos conjuga a tradição vinícola familiar local com uma abordagem contemporânea e moderna, a pureza da fruta com a identidade regional. As clássicas denominações do Norte do Rhône - Hermitage, Côte-Rôtie, Crozes-Hermitage, Saint-Joseph e Cornas - são apresentadas com precisão nos tintos e brancos elaborados em terroirs selecionados por Alexandre Caso.
● Composição de Uvas: 98% de Syrah e 2% de Viognier. A uva Syrah é fermentada com 2% da branca Viognier para que o vinho fique mais escuro, concentrado e aromático, já que ela ajuda a extrair os pigmentos da Syrah. Envelhecimento em barricas de carvalho francês por 15 meses.
● Notas de Degustação: De coloração violeta profunda. Aromas intensos de frutas vermelhas e escuras (ameixas e cerejas maduras), com toques de especiarias, defumados e flores secas como a violeta, além de alcaçuz. No paladar aparecem os sabores de cereja, ameixa repetindo o perfil aromático, bacon defumado e pimenta do reino, com um toque adocicado do alcaçuz no fim de boca. Boa acidez e corpo médio. As notas de especiarias e florais conduzem a um final longo, persistente, suave e defumado, emoldurado por taninos aveludados e bem equilibrados, com a madeira muito bem integrada no conjunto. Um vinho para ser degustado com calma e prazer.
● Estimativa de Guarda: Muito bom hoje e por até 10 anos após a safra.
● Reconhecimentos: 92 pontos James Suckling I 90 RP I 92 Antonio Galloni.
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, cordeiro, caça e aves (em especial pato ou ganso), pratos com cogumelos, queijos suaves como o Brie.
● Serviço: servir entre 15 e 17º C. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).
● Valor: $$$$
● Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100





Comentários