top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

DICAS PARA NÃO PASSAR VERGONHA NAS FESTAS DE FINAL DE ANO


mesa decorada de natal

A pouco menos de um mês para o Natal, as pessoas começam a me perguntar que espumantes indico para as Festas de Final de Ano. Digo que há duas coisas importantes neste sentido: Avaliar o que servir em função do Cardápio da Festa (e não apenas espumantes) e não deixar faltar bebidas para que a alegria seja eterna enquanto dure!

O Cardápio da Festa vai indicar as melhores harmonizações entre os vários estilos de vinhos, podendo englobar espumantes, brancos, rosados, tintos e sem esquecer dos vinhos de sobremesa. Quanto a este tema, iremos falar nas próximas edições destes assuntos, levando em conta os tipos de pratos e as melhores combinações sugeridas.

Deve-se levar em consideração também que em matéria de comida e bebida, não há uma certeza de que tudo vá transcorrer sem nenhum erro, pois não há ciência exata que consiga calcular levando em conta o estilo de festa, o número de convidados, o cardápio do evento, e o número de horas que deve durar a festa, as quantidades corretas de garrafas ou de gramas de carnes ou acompanhamentos a serem servidas.

Pode-se levar em conta que geralmente se come mais em almoços do que em jantares, mas em tudo vale o bom senso porque ninguém melhor do que você para conhecer os seus familiares e convidados.

Também vale a pena conhecer algum detalhe dos vinhos que você irá servir, porque uma pequena história sobre o rótulo valerá mais que mil palavras. Leia algo sobre o tipo de espumante que estará servindo e saiba a diferença entre os seus vários estilos. Conte alguma história do produtor, da região, mas meça as palavras para não virar um “enochato”.

PARA NÃO FALTAR VINHO NA FESTA

Uma boa dica para facilitar o seu trabalho para organizar a festa é definir o cardápio, escolher um vinho que combine com os pratos de maneira versátil. E nas festas de Final de Ano, não se pode esquecer o sucesso do espumante, seja ele nacional ou importado. Leve em conta que ele será bebido a noite toda, e portanto a conta deve suprir um consumo maior que o normal para outros vinhos.

VINHO: Uma garrafa normal de 750 ml rende 5 taças de 150 ml, ou 6 de 125 ml, que é um volume razoável de servir por taça. Como base de cálculo portanto, uma garrafa de vinho branco ou tinto servirá 2 pessoas na refeição. Mas se além de vinho tranquilo, houver espumante, considere que cada garrafa servirá 3 pessoas e a de espumante servirá até 4 pessoas.

ESPUMANTE: Aqui a conta leva em consideração se o espumante vai rolar pela noite toda – neste caso, uma garrafa serve 2 pessoas (principalmente se estiver calor). Entretanto, se o espumante for apenas para o brinde ou ser servido apenas enquanto os convidados chegam na Festa, 1 garrafa servirá tranquilamente até 5 pessoas.

DICA IMPORTANTE – NÃO ESQUECER DO GELO E DA SALMOURA: Lembre-se de ter em mãos uma boa caixa de isopor onde colocar gelo, ou na falta de tudo, limpe bem o tanque de lavar roupa e encha de gelo, colocando as garrafas no meio dele. Na mesa principal da Festa tenha uma bonita champanheira, para a qual irá levando novas garrafas, na medida que as outras forem esvaziando. Além disto, uma boa maneira de abreviar o tempo das bebidas ficarem geladas é usar sal grosso e álcool, fazendo a salmoura.

QUANTO TEMPO LEVA PARA GELAR AS BEBIDAS?

Costumo dizer que tudo depende da quantidade de garrafas a gelar e dos acessórios envolvidos. Prefiro usar um saco de gelo em escamas (geralmente 10 kg) para cada 10 garrafas de vinho. Coloco as garrafas que quero gelar e então coloco o gelo por cima e entre elas. Espalho ½ saco de sal grosso (500 g) por cima do gelo e acrescento ½ litro de álcool. Por cima coloco um jornal para o conjunto não receber influência de temperatura externa. 3 a 4 horas dentro desta mistura e as garrafas de espumantes, brancos e rosados estarão em temperatura ótima para serem servidas. Portanto, não deixe para colocar as garrafas no gelo muito próximo da hora da Festa, pois corre-se o risco de não alcançar a temperatura desejada de serviço. Planejamento é a chave do sucesso nestas horas. Se gelar demais, não se preocupe, o calor da Festa vai aquecê-las rapidinho...

Tenha em mãos alguns sacos extras de gelo no freezer para uma eventualidade e não se esqueça de gelo potável limpo em cubo para drinques ou bebidas como whisky servidas com gelo. O cálculo para esta parte é de 1 kg de gelo em cubos para litro de bebida imaginada que será consumida.

Os sacos de gelo em cubo tem entre 4,5 a 5 Kg e dão conta de uma champanheira com 3 a 4 garrafas de espumantes e brancos. Já dá para começar a preparar a Festa !!!

137 visualizações
bottom of page