• Vinotícias

A SÍRIO 2009 SANGERVASIO – ROSSO TOSCANA - ITÁLIA


A Sirio é o carro-chefe da vinícola Sangervasio e uma homenagem ao avô de Luca, Sirio Tommasini. É um ‘supertoscano’, ou seja, um vinho da Toscana que não segue as regras de DOC da sua região, optando por um estilo mais internacional, com produção de qualidade reconhecida. Oficialmente, é classificado como Toscana Rosso IGT, mas independente disso, recebe altas pontuações e ótimas críticas há quase duas décadas. O vinho da safra de 2007 ganhou o prêmio Top10 da Expovinis na categoria Tinto do Velho Mundo em 2015.

A propriedade fica nas imediações da vila de San Gervasio, próximo a Pisa, na Toscana. Ela se localiza a 25Km do mar, na primeira cadeia de colinas, a partir do litoral. A propriedade, que pertence à família de Luca há 60 anos, possui 400ha, dos quais apenas 22ha contém vinhas, plantadas em altitudes que variam entre 160 e 200 metros, em solos calcários ricos em fósseis marinhos, e muita areia. As vinhas recebem boa insolação, favorecendo uma maturação adequada; recebem constantemente os ventos do mar Tirreno, que além de trazer frescor, contribuem para a sanidade das uvas; e estão plantadas em solos pobres em matéria orgânica, rica em minerais, e com boa drenagem. A densidade de plantio das vinhas é de 10 a 12 mil videiras por hectare, com estrito controle da produtividade, reduzindo produção a menos de um quilo de uvas por planta, conseqüentemente concentrando mais nutrientes nas uvas.

A vinícola adota cultura biológica, baseada no princípio de que o ecossistema saudável reduz a necessidade de tratamentos químicos. Seus vinhedos são entremeados de outras plantas, e ele não utiliza nenhum adubo, já que as próprias plantas auxiliares são responsáveis por aportar nutrientes ao solo. O único elemento que necessita aplicar é o cobre, que é permitido pelas certificações de cultivo biológico, e previne o míldio e oídio. Além do cobre, utilizado nas plantas, o único outro produto que utiliza é o sulfito, no vinho (em quantidades muito pequenas). Desde 2003 a fermentação é feita com leveduras nativas dos vinhedos, expressando o melhor deste terroir.

Notas de Degustação: Cor rubi límpida. No nariz mostra boa intensidade aromática, predominando frutas escuras como ameixa, amora, cereja, nota balsâmica e herbácea de mentol. No paladar muito encorpado, fruto do corte de Sangiovese (95%) e Cabernet Sauvignon (5%), o sabor é macio, vivo e persistente, com final tostado.

Guarda: Já está pronto, creio que aguenta guarda por mais 2 ou 3 anos!

Notas de Harmonização: O vinho vai muito bem com carnes assadas e suculentas, carnes de caça, massas com molho de linguiça até a alta gastronomia.

Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC

Onde comprar: Em BH -ZAHIL – REX-BIBENDI - End.: Rua Antônio de Albuquerque, 917 - Funcionários. Esquina de Rua Levindo Lopes. Tel.: (31) 3227-3009.

#rexbibendi #itália #sangervasio

0 visualização
O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • w-facebook
  • White Instagram Icon

© 2017 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais