top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

SIDERAL 2014 – VIÑA SAN PEDRO – VALLE DEL CACHAPOAL – CHILE


O Sideral está na lista dos Top 30 Great Values do Chile, com 92/100 pontos dados pela Revista Decanter. Elaborado a partir das uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Carménère, Cabernet Franc e Petit Verdot, tem toques de frutas vermelhas maduras, generoso, com uma ótima estrutura, e taninos firmes.

Foi em 2002, quando o proprietário do Château Dassault em Saint-Émillion se uniu a Guillermo Luksic da vinícola Grandes Vinos de San Pedro, que nasceram dois vinhos ícones: o Altaïr e o Sideral, aclamados pela crítica já em suas primeiras safras. Os vinhedos estão localizados ao norte do Vale do Rapel, em Cachapoal, e se estendem até os pés da Cordilheira dos Andes.

Apesar da origem chilena, este tinto parece tem muita semelhança com os melhores tintos de Bordeaux. No nariz, o vinho libera frutas negras frescas, como mirtilo, ameixa e cerejas, com toque de especiarias e tostado. Toda a intensidade aromática surpreende o paladar pela elegância com que passa pela língua. Um vinho macio em boca, que tem acidez, taninos e álcool na medida certa.

Notas de Degustação: Cor rubi de boa intensidade. Aromas de frutas escuras (cerejas e ameixas), geléia de mirtilo, toques de tostados e especiarias doces (canela e baunilha) bem integradas ao vinho. No paladar mostra fruta madura, taninos macios e mais elegância que potência, equilíbrio, corpo médio, convidando ao segundo gole. Matura 12 meses em barricas de carvalho francês.

Guarda: o vinho já pode ser bebido, pois os taninos estão muito macios. Mas vai ganhar por mais tempo de guarda.

Reconhecimentos Internacionais: 91 Pontos no Guia Descorchados.

Notas de Harmonização: O vinho vai muito bem com carnes assadas, carnes de caça, de aves e cordeiro. Pernil de cordeiro com molho de hortelã e batata-doce. Carne de porco com molho de ervas e alecrim. Cabrito assado no forno ao molho de groselhas negras. Tournedor com cogumelos gratinados. Acompanha bem os queijos de massa branca ou maturação leve como foi o caso na degustação.

Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC.

Onde comprar: Em BH – GRAND CRU – Av. Ns. do Carmo, 1650 - Sion Belo Horizonte – MG. Tel.: (31) 3286-2796.

185 visualizações
bottom of page