top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

ALTA MORA ETNA ROSSO CUSUMANO 2018 DOC – SICILIA - ITÁLIA

Iniciado em Abril de 2013, quando Francesco Cusumano e seus dois filhos, Diego e Alberto, tiveram a oportunidade de adquirir 18 hectares de propriedade ao redor do Vulcão Etna, o projeto Alta Mora se gaba em ter um terroir especial.

A propriedade tem vinhedos nos distritos de Guardiola, Feudo di Mezzo, Pietramarina, Solicchiata e Verzela, na encosta norte do maior vulcão da Europa. No campo, o trabalho da vinícola foi fortalecer as castas autóctones da região, a tinta Nerello Mascalese e a branca Carricante, plantadas entre 600 e 1000 metros acima do nível do mar, garantindo vinhos com bom potencial de guarda e frescor. Alta Mora revela o forte caráter deste terroir especial.


● Corte de uvas: 100% Nerello Mascalese, com passagem de 6 meses em bottis de carvalho francês (2500 litros).


● Notas de Degustação: Vinho com cor rubi de boa intensidade com leves reflexos granada. No nariz predominam os aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, como morangos e cerejas pretas, notas florais e herbáceas, com toques florais, minerais e de especiarias, como pimenta-branca e canela. Um nariz de grande complexidade e que estimula ao primeiro gole. No paladar mostra médio corpo, com taninos finos e boa acidez. Seu final de boca é marcado por frutas maduras, notas de especiarias e toques minerais, bastante prazeroso, persistente, mostrando grande complexidade. Convida ao segundo gole.


● Estimativa de Guarda: pronto para ser bebido, podendo envelhecer por mais 2 a 3 anos!


● Reconhecimentos: 93JS, 94WE, 91+RP. Sobre este vinho, Robert Parker comentou: "O elemento de madeira é absolutamente neutro e a fruta tem muito espaço para se expressar. Frutas escuras, cereja seca, especiarias e ervas de bálsamo são apresentadas com volume e potência. O vinho se abre para uma cor rubi escura e transmite frutas escuras deliciosas para os sentidos. Ele não mostra sinal de oxidação prematura. Corpo médio com taninos firmes e um acabamento afinado".


Notas de Harmonização: vai muito bem com queijos maduros e carnes assadas ou grelhadas em geral. Acompanhou muito bem um Lombo de Porco com batatas assadas com molho de mostarda.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC (Beba numa taça grande de Bor

deaux).


Faixa de Preço – $$$


Em BH – WORLD WINELoja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407.

Comments


bottom of page