top of page

AMON-RA BY BEN GLAETZER 2005 – BAROSSA VALLEY – AUSTRÁLIA

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • 27 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

O Amon-Ra Shiraz é um vinho icônico que personifica a paixão de Ben Glaetzer por criar vinhos encorpados, complexos e intensos, mas ainda assim elegantes, sofisticados e finamente equilibrados.


ree

Na mitologia egípcia, Amon-Rá é considerado o rei de todos os deuses. Acredita-se que o templo de Amon-Rá tenha sido o primeiro templo a plantar um vinhedo de monocultura para produzir vinho para os cidadãos do templo.


O olho na frente do rótulo é o olho que tudo vê de Hórus ou wedjat ("o todo") - um poderoso símbolo egípcio de proteção. Ele é representado como uma figura com seis partes, correspondentes ao que os egípcios consideravam os seis sentidos: tato, paladar, audição, visão, olfato e pensamento. Ben criou o Amon-Ra Shiraz para agradar a todos esses seis sentidos.


Os primeiros Glaetzer se estabeleceram no Vale do Barossa em 1888, após emigrarem de Brandemburgo, Alemanha. A família foi uma das primeiras a registrar viticultores nos vales do Barossa e do Clare. Mais de um século depois, o patriarca da viticultura, Colin Glaetzer, fundou a Glaetzer Wines, vinícola familiar estilo boutique que produz vinhos premium do Vale do Barossa. Hoje, o filho de Colin, Ben, dá continuidade às tradições vinícolas da Glaetzer Wines.


Composição de Uvas: 100% Shiraz. Amadurece por 12 a 18 meses em barricas de carvalho francês dependendo da safra.


Notas de Degustação: Cor rubi bem escuro apesar de 20 anos de guarda, com aromas de frutas escuras maduras, como ameixa amora, cereja preta, notas florais (de rosas), toques tostados da passagem por barrica de carvalho, além de especiarias, alcaçuz e chocolate amargo. Em boca o vinho mostra taninos maduros e aveludados, que dão grande sustentação ao vinho, com um final longo. Encorpado, complexo, além de ótima acidez. Seu final de boca é marcado pelas frutas escuras maduras, com notas de especiarias alcaçuz e toques de chocolate. Delicioso!!!


Estimativa de Guarda: Muito bom hoje e ainda por mais alguns anos. A sugestão de guarda é de 20 anos, entretanto o vinho estava íntegro após este tempo de adega, o que garante que poderia evoluir por mais tempo.


Reconhecimentos:  entre outros tantos louvores, Amon-Ra sempre foi um vinho com altas pontuações dos críticos e obteve 100 pontos de Robert Parker, com o Amon-Ra 2006.


Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, cordeiro, queijos de meias cura ou curados. Para uma harmonização mais sofisticada, experimente com pratos de caça, como javali ou perdiz, ou com pratos apimentados, como um curry de cordeiro. A potência do vinho complementa e equilibra os sabores intensos desses pratos.


Serviço: servir entre 15 e 17º C. (Sirva em taça Grande modelo Bordeaux para se beneficiar dos aromas de ótima complexidade deste vinho).


Valor: $$$$$


● Importado originalmente pela GRAND CRU, este Amon-Ra estava em adega há mais de 15 anos.

Comentários


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page