top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

ANAS SOBROSO 2018 – VINHO REGIONAL ALENTEJANO – PORTUGAL

A Herdade do Sobroso fica localizada no Alentejo e foi adquirida em 2000 por Antônio Ginestal Machado, arquiteto do Porto que viu na propriedade grande potencial vinícola e turístico, por isso investiu na produção de vinhos e na criação de um hotel de alto nível. Cultivadas às margens do Rio Guadiana, as vinhas usufruem boa amplitude térmica, e as uvas amadurecem lentamente, dando origem a rótulos frescos e aromáticos. Como resultado de seu trabalho, a vinícola tem o reconhecimento de consumidores de vários países.

Já no tempo em que os Romanos povoavam a Vitigéria, que significa “Terra do Vinho”, região alentejana onde se insere a Herdade do Sobroso, se produzia vinho junto ao Rio Guadiana. AnAs foi o nome com que batizaram este rio, que percorre mais de 4 km na Herdade do Sobroso, e que juntamente com os seus solos em seixo rolado, criam um terroir perfeito para vinhos únicos.


Delicioso corte de uvas Alicante Bouschet, Syrah e Aragonez. As uvas foram vindimadas à mão e transportadas até à adega, onde se iniciou o processo de transformação com vinificação em cubas inox a temperatura controlada e maceração pós fermentativa prolongada de 21 dias. O vinho estagiou parcialmente em barricas de 225 litros de carvalho americano durante 3 meses.


● Notas de Degustação: De coloração rubi, escuro e profundo. Um vinho que se mostra jovem e de corpo médio, nariz com aroma dominante e de boa intensidade de frutas negras e vermelhas como ameixa e cereja e notas de especiarias doces como baunilha e grãos de café torrados. No paladar gostoso, com taninos redondos, boa acidez, sabor de fruta madura sem excessos, e boa persistência. Um vinho equilibrado e com boa complexidade, com um gostoso final de boca.


● Estimativa de Guarda: Creio que está num bom momento para ser bebido, mas pode ser guardado por mais 3 anos, mantendo o frescor e fruta evidente do vinho.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas grelhadas e assadas, cordeiro. Mas é um vinho versátil, acompanhando bem risotos, massas, pizzas. Acompanhou muito bem uma Paella Mineira com cordeiro.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC, numa taça grande de estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$


Em BH – NOSSA GARRAFEIRA - Rua Alvarenga Peixoto, 295, loja 014 – Lourdes – Tel.: (31) 2526-7843

bottom of page