top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

ESPORÃO VINHA DAS PALMEIRAS 2013 – ALENTEJO - PORTUGAL

A vinha das Palmeiras foi plantada em 1996, na Herdade dos Perdigões, propriedade do Esporão, numa colina. Esta colina favorece a exposição solar e a boa drenagem da vinha, o que permite que a casta Alicante Bouschet obtenha uma maturação consistente, originando vinhos concentrados e intensos. Hoje a vinha tem 25 anos e produz um vinho excepcional criado apenas em anos diferenciados, a partir desta parcela singular, que permite expressar o potencial e caráter original da casta e do solo.

A Alicante Bouschet é uma casta capaz de originar vinhos “explosivos”, únicos, vinhos que nos deixam fixados na taça por largos segundos, presos ao que a casta consegue mostrar. Mas para isso, tem de ser muito bem entendida e trabalhada.


A Alicante Bouschet também depende de nós, consumidores. São vinhos que pedem cuidado com a temperatura de serviço, têm de ir para a mesa abaixo da temperatura certa para depois chegar na taça, no ponto correto.


● Uvas: 100% Alicante Bouschet.


● Notas de Degustação: apesar dos 8 anos em guarda o vinho se mostra com cor escura, profunda e concentrada, o que nos faz lembrar que a Alicante Bouschet é uma casta tintureira (a uva tem polpa vermelha). Os aromas lembram ameixa escura, figos secos, algo de terra úmida, mogno, chocolate e nota sutil de couro e defumado, com boa complexidade, realçada pela passagem pelo decanter. No paladar, os taninos se mostram ainda presentes, sem incomodar, num vinho com boa acidez, complementada pela intensidade presente da fruta, consistente e rica, o sabor do chocolate, com um final longo e cheio de especiarias doces. O vinho estagiou durante 12 meses num tonel (balseiro) de 5.000 litros de carvalho francês, seguidos de mais 18 meses em garrafa, antes de ir para o mercado.


● Estimativa de Guarda: 8 anos e o vinho está perfeito! A ficha técnica da vinícola indica guarda por até 4 anos.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes grelhadas ou assadas. Acompanhou um bacalhau com batatas e natas.


Serviço: servi entre 16 e 17ºC, numa taça grande.


Faixa de Preço – $$$


Estava na minha adega e foi aberta com amigos.

bottom of page