• Marcio Oliveira - Vinoticias

BARDOS ROMANTICA 2017 – RIBERA DEL DUERO - ESPANHA

Um vinho que surpreende ao tirar-se a rolha. Nela vem uma poesia:

- “ A vida é curta:

Perdoa rápido,

Beije devagar e

Desfrute de um bom vinho!”

A coleção dos rótulos Bardos: De Bardos Roble, Ars Romántica, Ars Épica, Ars Mítica e Ars Suprema, quatro obras de arte que evocam tempos passados ​​nos quais a cultura do artesão era transmitida geração após geração de mestres para discípulos. Assim como os bardos antigos narraram batalhas e histórias míticas, cada um dos vinhos da coleção tem uma história diferente para contar. Embora a totalidade das áreas contribua com valores comuns à coleção “Bardos”, em cada um dos vinhos há a preponderância de uma área de vinhedos, o que lhe confere características particulares e uma personalidade muito proeminente.


Ars romântico denota doçura e suavidade. A Ars Épica se destaca pela sua frescura e elegância, a Ars Mítica, é um vinho de grande estrutura e complexidade e a Ars Suprema se destaca pelo seu poder, que faz da soma de todos eles uma obra de arte de grande singularidade.


O vinhedo do Romântica foi plantado em Páramo de Corcos, que é a região mais surpreendente e desconhecida de Ribera. Uma planície de dez mil hectares, onde apenas os mais corajosos sabem como trabalhar a terra em condições extremas ao longo do ano. Um lugar onde o frio encolhe os ossos, o vento corta a carne e o sol queima a pele.


O vinhedo é formado por videiras antigas de baixa produção, selecionadas entre as melhores áreas da Ribera del Duero (Moradillo de Roa e Fuentemolinos) por seus mesoclimatos e solos com grande aptidão vitícola. A colheita é feita na última semana de setembro e na primeira semana de outubro. As uvas foram colhidas em caixas de 15 quilos e em pequenos trailers.


A fermentação e maceração são feitas em cubas de 15.000 kg, a 28ºC por 3 ou 4 semanas. Fermentação malolática em barricas de carvalho francês, com batonagem semanal, e controle dos barris um a um. O estágio é de 14 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso.


● Corte de uvas: elaborado 100% com uvas Tempranillo, é um vinho com grande personalidade, macio e suavidade, graças à rigorosa seleção de uvas realizada em uma das melhores regiões de Ribera del Duero, na Espanha.


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi intenso. Aromas de frutas negras, como ameixas, com uma nota forte tostada de baunilha e violetas. No paladar os taninos são finos, delicados, com boa acidez e criando ótimo equilíbrio, num vinho de corpo. Seus sabores remetem às sensações olfativas. Agradável e longo final de boca com fina harmonia entre potência e elegância.


● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por 8 anos a partir da safra.


Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carne de porco, massas com molhos condimentados, queijos médios curados, embutidos. Vai bem com uma lasanha à Bolonhesa; Risotos de Shimeji, Castanhas e pesto, Parma e Rúcula; Queijos: Gouda e Brie. Vai bem com pizzas. Acompanhou muito bem um arroz primavera com legumes, bacon em cubinhos e picanha suína defumada.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço – $$


Em BH – SUPERNOSSO - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407- Atendimento nas Lojas e no Delivery (segunda à sexta 8h às 21h30 - sábado das 8h às 16h): (31) 3369-4550