top of page

BOURGOGNE CHARDONNAY NICOLAS POTEL 2015 – BORGONHA- FRANÇA

  • Foto do escritor: Vinotícias - Marcio Oliveira
    Vinotícias - Marcio Oliveira
  • há 13 minutos
  • 3 min de leitura

Não nego minha preferência pelos vinhos brancos da Borgonha e entre eles os de Nicolas Potel são uma referência.


ree

Nicolas Potel, o dinâmico vinicultor da Borgonha por trás do Domaine de Bellene e do comerciante Maison Roche de Bellene, morreu em 27 de junho. Ele tinha 56 anos. Essa notícia me entristeceu fortemente. Tive a oportunidade de conhecê-lo degustando seus vinhos importados pela Premium Wines.


Potel lutou contra a adversidade por toda a sua vida e carreira. Seu pai, Gérard, ex-enólogo do Domaine de la Pousse d'Or em Volnay, morreu repentinamente de ataque cardíaco em 1997, aos 61 anos. Potel e sua mãe foram forçados a deixar a casa onde ele cresceu. Ele usou seus contatos e conhecimento sobre vinhos para abrir uma casa de negócios chamada Maison Nicolas Potel, sua própria maison. Potel aprendeu com o pai e estudou viticultura em Beaune, mas também adquiriu experiência na Austrália e na Califórnia, bem como com outros produtores da Borgonha. Cheio de ideias, ambição e energia, construiu seu próprio negócio, começando com 6.500 caixas em 1997.


Em 2008, o faturamento era de 9 milhões de euros. Ao longo do caminho, fundou a Nicolas Potel Selections, uma linha de Borgonhas antigos colecionáveis.


Quando enfrentou dificuldades financeiras, recebeu apoio financeiro majoritário da maior empresa de negócios Labouré-Roi, mas os proprietários dessa empresa expulsaram Potel da vinícola homônima em 2009. Ele fundou a Maison Roche de Bellene no final daquele ano com produtores parceiros. A proposta da maison é oferecer uma ampla paleta de vinhos de excelente qualidade, que possam refletir o fascinante mosaico de terroirs da Borgonha.


Recentemente, o Domaine de Bellene obteve a segunda estrela no guia da Revue du Vin de France, segundo o qual Potel “elabora vinhos graciosos, perfumados e profundos, com ótima maturidade e sempre de grande elegância”.


Ele acreditava que a qualidade vinha dos vinhedos e estava constantemente em busca de parcelas de vinhas velhas. Sua adega em Beaune era ecologicamente consciente, com energia proveniente de painéis solares. Seus vinhos eram produzidos sem aditivos, com a intenção de expressar o terroir.


Resolvi então abrir esta garrafa de vinho produzido por ele em sua homenagem. Dez anos fizeram muito bem para o vinho. Nicolas Potel deixa uma marca na viticultura francesa e um vazio em nossos corações e taças. Nicolas Potel deixa sua ex-esposa, Anna, e seus filhos, Alphonse, Antonia e Emilien.


A Prem1um Wines, comandada por Orlando Rodrigues e seus filhos Arthur e Augusto Rodrigues, continua a receber os vinhos da Maison Roche de Bellene, que tem uma ampla paleta de vinhos de excelente qualidade, refletindo o fascinante mosaico de terroirs da Borgonha.


Composição de Uvas: 100% Chardonnay.


Notas de Degustação: De coloração amarela com alguns halos dourados. Aromas expressivos de frutas brancas e amarelas (como a maçã, pêssego e damasco), com notas florais e um toque de tostado e especiaria doce. Na boca, é elegante, com bom corpo e agradável frescor. Um vinho com bastante caráter e um longo e prazeroso final.


Estimativa de Guarda: foi bebido num ótimo momento, mas creio que aguentava mais 2 anos em guarda climatizada.


Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com pratos com peixes e frutos do mar, além de queijos como o Brie ou Camembert.


Serviço: servir entre 8 e 10º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor).


Valor: estava guardado na adega


● Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.

Comments


O que é o VINOTÍCIAS...

O VINOTÍCIAS foi criado por Márcio Oliveira, com o intuito de disponibilizar em um único espaço dicas de vinho, enogastronomia, eventos, roteiros de viagens e promoções. Inicialmente era disponibilizado na forma de uma newsletter para alunos, ex-alunos e amantes do vinho, com o crescimento do mercado e o amadurecimento do projeto a necessidade de um espaço maior para tantas informações se fez necessário e assim surgiu o blog e o site.

  • Facebook
  • White Instagram Icon

© 2025 Vinotícias. Criado por Action Digital Midia

Belo Horizonte | Minas Gerais
bottom of page