top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

BYZANTIUM ROSSO 2019 – DEALU MARE - ROMÊNIA

Sempre gosto de procurar por novidades no mercado de vinho, como este produzido na Romênia. As Confrarias me obrigam a pesquisar, e uma recente tinha como tema: “Vinhos de Regiões Exóticas”, e pouco conhecemos de países do Leste Europeu, entre outras. Daí, lendo um artigo da Solange Souza, descobri um espumante e este tinto. Fui muito bem atendido pela Ana de Andrade, sócia da loja, que providenciou o envio para BH.

Tanto o espumante quanto o tinto são produzidos pela vinícola The Iconic Estate, que carrega 129 anos de história. O espumante, que é servido nas recepções do governo romeno, sendo produzido desde 1892, data da fundação da vinícola, já foi comentado no VINOTÍCIAS 432021.


● Corte de uvas: corte de Shiraz, Cabernet Franc e Feteasca Neagra (uva nativa da Romênia).


● Notas de Degustação: Tinto de cor rubi bem escura, corte da Shiraz e Cabernet Franc, com a uva autóctone Feteasca Neagra que são vinificadas em separado para preservar as características de cada casta. Aromas de boa intensidade de frutos escuros maduros, como as ameixas pretas (a partir da Feteasca Neagra), especiarias, pimenta-do-reino e mentol (oriundos da Shiraz). Tem uma passagem por barrica para dar complexidade e elegância aos taninos, sem predominar sobre os sabores que confirmam o perfil aromático do vinho. Os aromas estão bem integrados com notas de baunilha e chocolate e doadas pelo carvalho. O final é prolongado com notas crocantes de menta e violeta estruturadas pelo Cabernet Franc. Gostoso e fácil de beber, que pede um segundo gole. Recomendo!


● Estimativa de Guarda: pronto para consumo. Creio que pode guardar até 2024.


Notas de Harmonização: É um vinho que pede comida, como carne vermelha grelhada, cordeiro e carnes de caça, também vai bem com aves, embutidos e massas.


Serviço: servido entre 16 e 17º C, numa taça estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$


EM SP: Wine Body - Rua Oscar Freire 540, São Paulo, SP – Tel.: (11) 99963-3898

bottom of page