top of page
  • Foto do escritorVinotícias

CARNAVAL SEM CONFETE, MAS COM LIVROS NOS QUAIS A GASTRONOMIA E VINHOS SÃO OS TEMAS FUNDAMENTAIS

O Carnaval já começou com os foliões saindo às ruas com suas fantasias, cantando marchinhas e curtindo a alegria do feriadão. Mas nem todo mundo gosta de sair de casa nesse período, e existem aqueles que preferem aproveitar o momento para ficar em casa, e que preferem ler um bom livro, no qual a gastronomia e enologia são os temas fundamentais, selecionamos alguns títulos que poderão te entreter nesse Carnaval, com opções para todos os gostos.


Um livro nunca deixa de ser uma boa opção para quem gosta das áreas da gastronomia e do vinho, de propostas mais recentes a outras obras clássicas. Além disto, um bom livro sobre vinhos e gastronomia é o presente ideal para quem é apaixonado pela bebida!


VINHO E COMIDA -No livro indicado pela chef Rita Lobo, Joanna Simon narra a história do vinho de uma forma inusitada: contando como a bebida e a culinária evoluíram ao longo dos tempos, lado a lado. Para isso, a autora passa pelos pratos clássicos da gastronomia, mostrando as melhores combinações entre vinho e comida.


COMIDA E VINHO: HARMONIZAÇÃO ESSENCIAL- A obra escrita por José Ivan Santos e José Maria Santana tem como tema central a arte de harmonização de comida e vinho. Para isso, o autor explica as principais regras de harmonização de forma didática, ensinando o leitor como reconhecer os traços marcantes de um vinho e a fazer combinações harmoniosas com ele.


1001 VINHOS PARA BEBER ANTES DE MORRER -Uma coletânea de 1001 resenhas de vinhos de todas as regiões do mundo para você escolher suas próximas garrafas. Traz ainda informações sobre história, vinícolas, produtores e uvas, ajudando você a entender o rótulos que vai degustar.


O JULGAMENTO DE PARIS -Se você não conhece o Julgamento de Paris, precisa ler este livro! George Taber narra a história de uma degustação às cegas que revolucionou a história do vinho, quando, pela primeira vez, os especialistas concluíram que os vinhos californianos provados eram superiores aos vinhos franceses de Bordeaux e de Borgonha.


WINE FOLLY -livro muito visual, com conteúdo fácil e objetivo. A versão brasileira do mundialmente famoso Wine Folly acaba de chegar às livrarias nacionais. Por meio de imagens e infográficos, a obra consegue abranger os mais variados assuntos, como degustação, manuseio e harmonização, tipos de vinho e regiões vinícolas.


EXPERT EM VINHOS EM 24 HORAS- Um livro perfeito para quem quer apreender informações básicas sobre vinhos, em pouco tempo e de forma lúdica. A obra da já consagrada autora Jancis Robison apresenta um panorama sobre a bebida: de onde ela vem, como é produzida e como deve ser degustada. Também é um ótimo presente para grupos de amigos que adoram se reunir ao redor de uma garrafa, já que traz exercícios e jogos bem interessantes para serem feitos durante a degustação.


COMO DEGUSTAR VINHOS -Jancis Robinson consegue intercalar teoria em prática nessa obra didática que nos ensina como degustar um vinho. Cada capítulo traz uma lição: como explorar o nosso paladar, como identificar os sabores dos vinhos, as diferentes uvas, entre outros. Além de explicação de verbetes e sugestões de rótulos para acompanhar cada exercício prático.


DICIONÁRIO ILUSTRADO DO VINHO DO PORTO -contando a história do vinho do Porto e, com ele, a da vinicultura portuguesa, esse dicionário tem mais o formato de uma enciclopédia. Contando com mais de 3.000 entradas e de 600 imagens, é um livro de colecionador, e um presente que impressiona!


OS IGNORANTES -Os Ignorantes é a única HQ já escrita sobre vinhos. A obra conta de forma bastante verídica como é o dia a dia na vida de um viticultor francês. As duas iniciações à que se refere o subtítulo é a iniciação de alguém do mundo do vinho no mundo dos quadrinhos, e a de um quadrinista no mundo do vinho, discutindo sobre as diferenças e semelhanças entre esses dois mundos.


VINHO E GUERRA -Vinho e Guerra conta a história de vinicultores franceses durante a Segunda Guerra Mundial, quando seu país foi ocupado pela Alemanha Nazista por quase quatro anos. Os Nazistas não apenas ocuparam militarmente o país, mas fizeram de tudo para roubar um dos símbolos mais importante do seu povo: o vinho. Com relatos emocionantes, acompanhamos várias famílias vinicultoras de diferentes regiões da França contando como conseguiram sobreviver durante um dos períodos mais dramáticos de história do seu país.

27 visualizações
bottom of page