• Vinotícias - Marcio Oliveira

CAVAS DON NICASIO GRAN RESERVA MALBEC 2015 – BODEGAS LACCARINI – MENDOZA - ARGENTINA

O nome Cavas Don Nicasio tem sua origem no nome do pai dos atuais donos da vinícola, Don Nicasio Mendez Collado. Fundada em 1903, restaurada e reinaugurada em 2009, a Bodega Laccarini é uma referência no compromisso com a produção de vinhos de alta qualidade, com consultoria de Michel Rolland, referência mundial na produção de vinhos finos.

A fazenda está dividida em três parcelas, conforme a antiguidade das vinhas, que definem as faixas de seus vinhos. As videiras com entre 5 e 25 anos são plantadas sob o método tradicional de alta espaldeira, protegidas por um sistema de malha anti-granizo em uma terra argilosa-arenosa, com uma altura média de 800 metros acima do nível do mar, com 25 hectares localizados no distrito de El Usillal de Las Paredes, a noroeste de San Rafael. O enclave natural deste terroir -protegido pelo Cordillera e banhado pelos seus rios- define o seu perfil característico: uma região com pouca chuva e de baixa umidade, com invernos bem definidos, verões quentes e com muita luz solar, permitindo o completo amadurecimento das uvas e excelente tipicidade, que é motivo de orgulho para a região.


As uvas que deram origem a este vinho vieram dos vinhedos de Malbec mais antigos da propriedade e o vinho fica mais de um ano em envelhecimento em carvalho francês e americano. Estes vinhos refletem toda a paixão e certeza de seu criador através de sua extrema qualidade.


● Uvas: Malbec 100%


● Notas de Degustação: Cor rubi escuro, intenso ainda, apesar de 6 anos de guarda. Aromas de frita negra como a ameixa e cereja maduras, frutas secas como tâmaras, com toques de chocolate amargo e defumados. Em resumo, uma grande complexidade nos aromas, que se repete no paladar sedoso, refletindo as ameixas e cereja maduras, com uma estrutura firme, corpo médio, acidez agradável, toque amadeirado bem integrado com o frutado. Um malbec sem arestas, com tudo no lugar certo.


● Estimativa de Guarda: Pronto para beber, mas aguenta até 2025 segundo a vinícola.


Notas de Harmonização: Perfeito para harmonizar com carnes vermelhas assadas e grelhadas. Entrecote angus com batata defumada e molho bernaise, pappardelle com ragu de cordeiro, risoto de ossobuco, nhoque aos quatro queijos gratinado, carne de sol com aipim na manteiga de garrafa, bife de tira com legumes na brasa. Também combina bem com um bife de chorizo acompanhado de pimentões frescos grelhados e batatas recheadas com queijo Roquefort e nozes, ou um corte magro de costela e salada assada com azeite e pimenta. Recomendável a decantação por 30 minutos.


Serviço: servir entre 16 e 18ºC, numa taça grande estilo Bordeaux.


Faixa de Preço – $$$


Em BH – WINE – Rua Alvarenga Peixoto, 655 – Lourdes – Tel.: (31) 2527 9100