• Vinotícias - Marcio Oliveira

CHATEAU CANTENAC BROWN 2016 – MARGAUX - BORDEAUX

No início do século XIX, John-Lewis Brown (1769-1851), comprou uma vinha e projetou na aldeia de Cantenac, um castelo tradicional de estilo Tudor, a recordar as suas origens escocesas e assim o seu nome ficou para sempre ligado ao Grand Cru Classé. Seu neto, John-Lewis Brown (1829-1890), famoso pintor de animais e Cavaleiro da Legião de Honra, também ficou lá quando criança.

Château Cantenac Brown é um 3º Cru Classé em 1855 na denominação de Margaux. Em particular, 60% do vinho foi envelhecido em barris novos e 40% em barris com um ano de idade. A colheita de 2016 do Château Cantenac Brown oferece qualidades intrínsecas raramente vistas antes, embora este Margaux tenha sido sempre um dos grandes vinhos da denominação. O vinho mostra uma nobreza natural sem qualquer excesso. O equilíbrio é magnífico, com os graus certos de álcool, muito digerível. O vinho mostra-se na boca nervoso, dinâmico em taninos cremosos, com grande elegância e todo envolto em fruta. Certamente, um grande Margaux!


● Corte de uvas: Elaborado com Elaborado com 65% Cabernet Sauvignon, Merlot 25%, 10% Cabernet Franc.


● Notas de Degustação: Contando com a consultoria de Eric Boissenot, Cantenac-Brown é um vinho sedoso e elegante blend de Cabernet Sauvignon e Merlot que estagia em carvalho por 12 a 15 meses (60% delas novas). Cor rubi de boa intensidade. No nariz aparecem as notas de frutas vermelhas como a cereja, combinadas com "nuances" de carvalho e especiarias. Na boca, as sensações de frutas vermelhas são realçadas e combinadas com taninos macios e bem presentes. Final de boca fresco, elegante e muito complexo, com notas de frutas vermelhas, especiarias e carvalho da maturação em barricas. Boa persistência e encorpado.


● Reconhecimentos Internacionais: 94RP – JR16 – 91WS – 16,5 RVF.


● Estimativa de Guarda: o vinho aguenta uma guarda de 15 anos conforme a vinícola (até 2031). Possui um grande potencial de envelhecimento.


Notas de Harmonização: Acompanhou um gostoso Coq-au-Vin, preparado pela Marina Franchini. Vai muito bem com carnes vermelhas grelhadas ou assadas, galinha d´angola, carnes de caça, costeleta de cordeiro ao molho de ervas, ossobuco com polenta cremosa, risoto de brie, penne com ragu de pato, boeuf bourguignon, escalope de mignon, ravióli recheado com mussarela de búfala, queijos semi-duros.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC (Beba numa taça grande de Bordeaux). Vale a pena decantar.


Faixa de Preço – $$$$$


Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407