top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

CHATEAU MALBEC 2016 – BORDEAUX - FRANÇA

Temos a tendência de ver a palavra Malbec no rótulo e imediatamente imaginamos um vinho argentino ou de Cahors, mas curiosamente este Chateau não homenageia a uva tinta que teve origem bordalesa (onde também é chamada de Côt), mas sim o sobrenome de um antigo proprietário.

A vinícola possui 35 hectares de vinhas plantadas em solos argilo pedregosos, ao norte da vila de Sainte-Eulalie, a cerca de 15 Km Bordeaux, na entrada da região vinícola de Entre-deux-Mers.


O nome Malbec deriva originalmente do nome de uma família local rica, Jeanne Malbec, esposa do Governador da província de Guyenne.


Hoje, a propriedade é administrada pelo Grupo Castel, que por três gerações elevou esse estimado Chateau de volta à sua antiga glória.


O grupo Castel tem 21 chateaux na França, 17 dos quais estão localizados em Bordeaux, incluindo Château Beaumont, Château Magnol, Château Mirefleurs, Château Latour-Camblanes e Château Tour Prignac, bem como o top Chateau Beychevelle.


● Corte de uvas: Uma mistura clássica de 75% Merlot, 15% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc e, claro, 5% Malbec. Nunca vi um Bordeaux de 95 pontos com esse preço.


● Notas de Degustação: cor rubi escuro, violáceo. Aroma de frutas escuras (cereja, amora), de boa intensidade, com toque de cassis e café. Corpo médio, taninos macios, pronto para beber, com um final muito prazeroso, onde a fruta domina toda a extensão do paladar.


● Estimativa de Guarda: já está pronto para beber, mas penso que pode atingir o auge em 1 anos! Não perca tempo e tenha a segunda garrafa por perto, porque não é vinho para guardar, mas sim beber por conta da fruta e frescor que tem !!! IMPERDÍVEL!!!!


● Reconhecimentos Internacionais: 95 pontos Decanter Wine Awards (medalha Platinum); melhor Bordeaux na faixa de preço, segundo Decanter (safra 2014 - aliás, a safra 2016 foi melhor !!!).


Notas de Harmonização: Vai bem com carne de pato, carnes vermelhas, cordeiro assado e queijos leves a médio curados.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC.


Faixa de Preço - $$ (aliás, está em promoção!)


Importado pela World Wine - Em BH – Loja no Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - Telefone: (31) 3889-9407

bottom of page