CLOS LA GAFFELIÉRE SAINT EMILION GRAND CRU 2016- BORDEAUX - FRANÇA
- Vinotícias - Marcio Oliveira

- 9 de out.
- 3 min de leitura
É na margem direita de Bordeaux, especificamente na comuna de Saint-Émilion, que está localizado o Château La Gaffelière, Grand Cru Classé B, segundo a classificação de vinhos de Saint-Émilion.

Fácil de se identificar, é o único castelo no estilo gótico na comuna e que pode ser visto ainda da estrada que leva ao centro da cidade. A propriedade pertence à família Malet-Roquefort há mais de três séculos, mas a história que antecede a aquisição da propriedade é incerta e cheia de mistérios.
Supõe-se que já serviu como um abrigo para pessoas com lepra, já que “gaffet”, em francês, é o nome da doença, que acometeu a Europa durante toda a Idade Média. Além disso, escavações arqueológicas mais recentes encontraram vestígios galo-romanos, indicando que foi construída sobre uma vila romana ancestral. O que se sabe é que o castelo foi construído na Idade Média, provavelmente na mesma época em que os seus vizinhos, o Château Canon-La-Gaffelière e o Château Pavie.
Os vinhedos do Château La Gaffelière se estendem por 22 dos 25 hectares da propriedade. A maioria das vinhas é de Merlot (66%), principal uva da região, e o restante se divide entre Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
O Château La Gaffelière 1er Grand Cru Classé Saint Émilion é uma das mais privilegiadas propriedades de Bordeaux. Vizinho dos châteaux, Château Ausone e Château Pavie, os 1er Grand Cru Classés mais famosos da margem direita, os vinhos da Gaffelière ganharam fama internacional a partir da década de 1950, quando se tornaram referência de grandes Bordeaux.
O Clos La Gaffelière Saint-Émilion Grand Cru Classé 2019 é o 2º vin da casa. As mesmas uvas de Merlot, Cabernet Franc que compõem o gran vin, dos próprios solos do Château entram neste vinho, apenas vindo de vinhas mais novas, 20-30 anos de idade em vez de 40-50. Por si só, este 2º vinho é um grande Saint-Émilion Grand Cru!
Hoje a safra de 2016, é vista como uma das melhores da última década. Um irresistível blend de Merlot (90%) e Cabernet Franc (10%) envelhecido em barricas de carvalho usadas pelo vinho ícone.
● Composição de Uvas: 90% Merlot; 10% Cabernet Franc. Amadurecimento por 14 meses em barricas de carvalho (50% novas).
● Notas de Degustação: cor vermelho rubi intenso. Aromas intensos de frutas negras como framboesas, groselhas, cerejas e amoras maduras, notas de especiarias, como pimenta-preta e anis-estrelado, além de toques terrosos, chocolate e couro são perceptíveis. Um vinho com taninos macios, boa acidez, de médio corpo e com final longo, persistente, complexo e sobretudo – delicioso.
● Estimativa de Guarda: já pode ser bebido, está num ponto ótimo. A sugestão de guarda pela vinícola é de 10 anos.
● Reconhecimentos: 96 Vinous I 96 James Suckling I 95 Robert Parker I 94 Decanter.
● Notas de Harmonização: Ideal para harmonizar com pratos de carne grelhada, como uma fraldinha grelhada, carnes de caça de pena e pelo, carne de cordeiro, risotos de cogumelos e queijos maturados.
● Serviço: servir entre 15 e 16º C. (Beba numa taça Bordeaux, com bom volume de copo para os aromas se exprimirem melhor. Decantar por 30 minutos vai ajudar a abrir o vinho).
● Valor: $$$$
● Em BH – WORLD WINE – Loja Pátio Savassi - Av. do Contorno, 6061 - Piso L2 - Loja 221/222 - São Pedro - Tel. 31 3889-9405/9407





Comentários