top of page
  • Foto do escritorVinotícias - Marcio Oliveira

COELHEIROS VINHA DO TACO 2010 – ALENTEJO – PORTUGAL

Uma propriedade histórica, com um legado que remonta ao séc. XV, a Herdade de Coelheiros é um dos melhores produtores do Alentejo e de Portugal. Seus vinhos grandiosos sempre foram presença obrigatória nas adegas dos enófilos da península ibérica, sendo uma verdadeira referência entre os vinhos do Alentejo.

Situada na nascente junto da barragem, a Vinha do Taco é emblemática porque foi aqui que a família Silveira apresentou aos seus amigos os primeiros vinhos de Coelheiros. Foi plantada em 2001, onde se encontra a casta Petit Verdot que está na base deste vinho. O Vinha do Taco é produzido apenas em anos de excepcional qualidade e em quantidades limitadas. O vinho madura por 18 meses em carvalho francês e 5 anos em garrafa antes de sair ao mercado.


● Corte de uvas: 100% Petit Verdot. De maturação tardia e rendimento baixo, a casta Petit Verdot dá origem a vinhos com boa acidez e elevada capacidade de envelhecimento.


● Notas de Degustação: Tinto com cor ainda de boa intensidade, sem demonstrar grande evolução. Nariz com notas terrosas, cogumelos, especiarias como canela e nota de madeira e alcaçuz. No paladar o vinho tem taninos macios, boa acidez, corpo médio para encorpado, criando um bom equilíbrio, persistência longa com final elegante com algo de especiarias. Álcool: 15%, mas não parece ter por que é muito equilibrado.


● Estimativa de Guarda: a vinícola marca mais de 10 anos de guarda. Portanto, foi bebido num bom momento, mas ainda aguenta mais 2 ou 3 anos.


Notas de Harmonização: vai muito bem com carnes vermelhas e de caças, carnes de aves, galetos, massas com molhos com base em carne, risoto de cogumelos, além de queijos meio maduros de sabor intenso e cogumelos.


Reconhecimentos da Crítica: 91RP


Serviço: sirva entre 17 e 18ºC (Bebemos numa taça grande de Bordeaux). Recomendo decantar para separar as borras.


Faixa de Preço – $$$$$


Em BH: MISTRAL - Rua Cláudio Manoel, 723 - Savassi - BH. Tel.: (31) 3115-2100

bottom of page