top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

“COLLIOURE, BANYULS: UM VINHEDO À BEIRA-MAR”

Tenho escrito sobre países onde a paisagem, a topografia, a composição do solo, e a orografia desenharam a vinha, impondo-se de forma plena em suas linhas finas. E certas regiões, mais raras, foi a atividade vitivinícola que deu forma ao território. Onde, sem a mão humana, a vista não seria a mesma. Na Côte Vermeille, no sul dos Pirenéus Orientais, isso é óbvio. Existe o reino das denominações de Collioure e Banyuls. Climas, paisagens e vinhos contrastantes, os vinhedos de Banyuls e Collioure merecem ser colocados ali, nem que seja para admirar a beleza dos terroirs.

É um caminho de pedra discreto que segue ao longo da costa e mergulha na vinha em socalcos, não muito longe de Cerbère. A luz da manhã mostra o trabalho dos enólogos escultores que cavaram o xisto da montanha para formar uma infinidade de terraços onde as vinhas lutam para crescer. Longe das multidões de praias, o caminho da alfândega que percorre a costa de Cadaquès, na Espanha, a Argelès-sur-Mer, passando por Port-Vendres e a magnífica cidade de Collioure, oferece, sem dúvida, uma das melhores vistas do vinhedo mediterrâneo. O íngreme caminho percorre cerca de 25 km e atravessa os terrenos na encosta da falésia. O panorama é de tirar o fôlego! Do lado do mar, você poderá descobrir enseadas habitualmente acessíveis de barco, ou locais intocados, como o sítio classificado de Anse de Paulilles e a sua praia Bernardi, onde não deve hesitar em saborear a gastronomia do Clos de Paulilles.


Depois de contornar Cap-Béar, a vista abrange a enseada do porto de Port-Vendres, que deve atravessar e depois continuar em direção a Collioure, depois Argelès-sur-Mer. Para quem quiser, é possível voltar de barco graças aos vários ônibus desses dois portos para voltar a Banyuls. Se o caminho da costa é um dos mais belos para admirar as vinhas que mergulham no mar, outros são igualmente notáveis. Assim, o famoso GR 10 que atravessa os Pirenéus de leste a oeste parte de Banyuls para se juntar ao País Basco. Muito mais curto, o Sentier de la Liberté atravessa as vinhas em socalcos e passa perto do museu Maillol (observação: o escultor está enterrado na porta ao lado).


Na Côte Vermeille, na fronteira com a Espanha, as vinhas descem as colinas para o Mediterrâneo desde a Antiguidade. Mas, hoje, o desinteresse pelos vinhos doces ameaça esta paisagem.


Do alto das colinas íngremes, as vinhas caem para o Mediterrâneo, ou quase. As parcelas, localizadas em socalcos artificiais, aqui referidos como “joelhos”, permitem o cultivo plano das vinhas, que são permeadas com canais de pedra que facilitam o escoamento da água. Porque, se a seca pode ser severa no verão, os eventos tempestuosos do outono, comuns na área do Mediterrâneo, são violentos e resultam em chuvas tempestuosas. A água, então, lava a terra e devasta tudo.


Nessas encostas íngremes, toda uma rede de canais e fossos com seu fundo pedregoso ajuda a prevenir a erosão e a canalizar as águas. O mais espantoso, talvez, neste emaranhado de paredes de pedra - toda a vinha contaria cerca de 5.000 km, uma "verdadeira Muralha da China". Essas interseções em forma de pés de galinha revelam uma hierarquia sofisticada: nas agulhas “mestras”, mais largas e construídas na direção da encosta, chegam os canais “secundários” que, por sua vez, desnudam as parcelas na diagonal. Esta geometria extraordinária pode ser melhor admirada no inverno, quando a paisagem está nua, quando faltam as folhas da videira.


O sistema remonta a tempos distantes, quando os romanos, talvez os fenícios que estiveram na região antes deles, no século 7 aC, se estabeleceram ali, construindo vilas e cidades, cultivando os campos, construindo também a Via Domitia que unia a Itália à Espanha. Por mais de dois milênios, portanto, os homens moldaram a paisagem e propuseram essa arquitetura única, montando pedras com a mão para estruturar o terroir.


É claro que as encostas deste vinhedo, o mais meridional da França e que percorre quatro municípios (Collioure, Banyuls-sur-Mer, Port-Vendres e Cerbère), não são as mais íngremes do mundo, nem mesmo do país. Podem, no entanto, atingir os 50° - "mais de 80% da vinha está a mais de 30° de declive e apenas 10% é plana.


♦ UMA MECANIZAÇÃO IMPOSSÍVEL - Conhecemos outras vinhas onde a mera perspectiva da vindima deixa o visitante tonto, como a vinha mais a norte da Alsácia, o grand cru de Rangen, que exige amarração para a vindima, com inclinações de 45° a 55°. Até 60° para as vinhas de Côte-Rôtie, a norte do vale do Rhône, e, entre os vizinhos italianos, o território deslumbrante de Cinque Terre, na Ligúria, onde as vinhas caem no mar e onde alguns viticultores instalaram, na década de 1980, um pequeno monotrilho de cremalheira e pinhão para transportar as uvas recém-colhidas.


Aqui, em Collioure e Banuyls, não há mecanização possível, devido aos declives mas, também à rede de “agouilles” (joelhos). Mulas e mulas trabalharam nos talhões, mas este sistema, tão amigo do ambiente quanto possível, é caro e nem sempre é fácil manobrar e virar uma mula que puxa o seu implemento em parcelas muitas vezes minúsculas pode ser um risco.


Este vinhedo fragmentado ocupa uma pequena área - 1.350 ha - que é pouco se comparada a vizinhos, como Fitou, na categoria de “vinho tranquilo”, cerca de 2.500 ha, ou Rivesaltes em vinho doce natural, em 5.000 ha. De fato, na mesma área geográfica, existem três denominações de origem controlada (e um IGP Côte Vermeille): Banyuls, entre as mais antigas da França, em 1936; Banyuls Grand Cru, em 1962; e Collioure, para os tintos em 1971, para os rosés em 1991 e para os brancos em 2003.


Mas, e esta é uma especificidade deste território, o viticultor pode reclamar várias denominações para a mesma vinha. Pode, com as mesmas variedades de uvas - principalmente Grenache Noir, Carignan, Syrah, Mourvèdre para os tintos; grenaches brancas e cinzas (gris), macabeu, tourbat e vermentino para os brancos - e no mesmo terreno, opte por vinificar um vinho tranquilo, collioure, nas suas três cores, ou banyuls, um vinho doce natural.


Se Collioure é injustamente mais conhecido por suas anchovas, das quais é a capital - o porto representava até 80% das anchovas francesas - do que por seus vinhos, Banyuls sem dúvida deve sua notoriedade aos vinhos doces. Foi ainda no século passado que a aristocracia do vinho doce, como Sauternes, Tokays, entre outros, esteve no cardápio de muitos hospitais, pelo seu lado restaurador, saudável, que permitia combater a hipoglicemia.


Mas a moda desses vinhos doces passou - a culpa da caça ao açúcar, a falha do sabor e da mudança de hábitos, a falha, finalmente, de uma imagem antiquada, o fim do chamado "Aperitivo do vovô ”… Os viticultores locais provavelmente não sabiam se comunicar como os produtores do Porto. Em quarenta anos, as vendas desses vinhos, doces no paladar, mas que contêm mais de 15 ou 16 graus de álcool, caíram 80% na França. Além disto, o Muscat de Rivesaltes, um vizinho de Banyuls, é particularmente caro. Caro e antiquado, binômio da extinção ...


Em Banyuls-sur-Mer e Collioure, o afluxo de turistas, que provam a beleza do local, entre "lagoa e montanha", o encanto destas aldeias costeiras, refugiados nas pequenas baías que os abrigam, com, em particular, o castelo e o porto fortificado de Collioure, permite aos visitantes provar a qualidade dos vinhos. É aqui também que os adeptos do fauvismo, os pintores Matisse e Derain, começaram a trabalhar no início do século XX.


Mas o alto tráfego turístico não salva tudo. E os vinhos doces tornaram-se amargos. As vinhas estão encolhendo, cerca de cinquenta hectares a cada ano. Os vinicultores vendem, se aposentam sem compradores, e o vinhedo nas alturas de Cerbère, na fronteira com a Espanha, é comido por manchas verdes - a grama que reclama seus direitos em lotes abandonados. O que está em jogo aqui é tanto a preservação da vinha como da paisagem.


Portanto, para os viticultores locais, chegou a hora de recuperá-lo. Uma reconquista de terras, e dos consumidores, incluindo os mais próximos deles. No programa desta reconquista, com base no crowdfunding, a salvaguarda da vinha, o acompanhamento dos viticultores à agroecologia, a formação também na alvenaria em pedras secas e, claro, a promoção comercial, com nomeadamente o quinquagésimo aniversário da Collioure Tinto DOP, previsto para 2021.


Cabe aos viticultores encontrar os recursos para louvar a frescura da altitude, as rajadas de vento, a Tramontana em particular, que traz vivacidade e presença aos seus vinhos, aos tintos que mantêm e aos brancos leves. Há o xisto, a influência do mar, que permite evitar as ondas quentes comuns 10 quilómetros mais a norte, na planície, e no final, tudo isto traz a elegância e a finesse aos taninos. Em outras palavras, o futuro deste vinhedo está na taça dos conhecedores que sabem valorizar elegância, e não nas mãos do consumismo do que está na moda !!! Saúde !!! (Resultado de pesquisas na internet).

bottom of page