top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

DOURO BANKS 2013 – DOC DOURO – PORTUGAL

Cândida e António Amorim investiram no Douro, que sempre consideraram uma das regiões mais bonitas de Portugal, após amadurecerem um projeto pessoal de ali morar e produzir vinhos.

Adquiriram primeiramente a Quinta das Apegadas, em 2003, localizada em Cidadelhe, Mesão Frio. Em seguida, adquiriram a Quinta Velha, propriedade centenária situada na margem direita do Douro, na freguesia de Canelas, Concelho da Régua, com uma frente de 300 metros para o rio Douro. Ambas as propriedades produzem as castas tradicionais da região, com predominância de tintas.


Construída na Quinta Velha, em total harmonia com a paisagem, encontra-se em funcionamento a adega de produção, desde 2006. Uma parte do edifício está equipada com moderna tecnologia para a elaboração dos vinhos, principalmente o controle da temperatura no processo de fermentação. Uma outra parte armazena as barricas de madeira de carvalho francês onde estagiam os vinhos, que após o engarrafamento ainda permanecem cerca de um ano até serem colocados no mercado.


● Corte de uvas: Combinação de uvas das castas tradicionais do Douro, sendo 50% Touriga Franca, 27% Tinta Roriz (Tempranillo),15% Tinta Barroca e 8% Touriga Nacional.


● Notas de Degustação: Cor vermelho rubi de boa intensidade, sem denotar a guarda por 7 anos. Aromas muito atraente de frutas negras, como ameixas, com uma nota de violeta e toque vegetal de esteva (vegetação arbustiva do Douro). No paladar o corpo é médio, os taninos são finos, delicados, com boa acidez e criando ótimo equilíbrio, num fim de boca muito agradável. Seus sabores remetem às sensações olfativas, sem alteração de passagem pela madeira, já que o vinho estagiou em cubas de inox. O vinho não foi filtrado, nem estabilizado pelo frio, poidendo criar depósito.


● Estimativa de Guarda: para beber ou guardar por mais 2 a 3 anos.


Notas de Harmonização: Carnes vermelhas grelhadas ou assadas, carne de porco (experimente com leitão!), massas com molhos condimentados, queijos médios curados, embutidos. Acompanhou muito bem um Arroz de Pato.


Serviço: servir entre 16 e 17ºC. Em dias mais quentes, experimente baixar a temperatura para os 14/16 ºC de forma a realçar ainda mais o seu lado frutado.


Faixa de Preço – $$


Em BH: PREMIUM - Rua Estevão Pinto, 351 - Serra - 30220-060 - Belo Horizonte - MG - 31 3282-1588 I Em SP: PREMIUM - Rua Apinajés, 1718 - Sumaré - 01258-000 - São Paulo - SP - 11 2574-8303.

bottom of page