top of page
  • Foto do escritorMarcio Oliveira - Vinoticias

RIBEIRO SANTO 2016 - DÃO - PORTUGAL

A Quinta do Ribeiro Santo recebeu esse nome por se encontrar circundada por um ribeiro onde a água corre mesmo em anos muito secos.

A enologia está a cargo de Carlos Lucas, enólogo que já teve várias passagens por BH apresentando seus vinhos. Carlos Lucas formou-se em Engenharia Agrícola. Depois de estagiar na Estação Vitivinícola da Bairrada, foi à Montpellier (França) estudar enologia. Finalmente em 1992 iniciou sua carreira como enólogo na Adega Cooperativa de Nelas, na região do Dão. Sua carreira então deslanchou, com consultorias em diversos pontos de nosso planeta, inclusive aqui, no nordeste do Brasil em 2003.


A Quinta do Ribeiro Santo foi adquirida pela família em 1994. Dentre os diversos reconhecimentos em sua carreira, podemos destacar o prêmio de “Enólogo do Ano” concedido pela prestigiada Revista de Vinhos de Portugal em 2008.


O Ribeiro Santo Tinto é elaborado dentro das normas da Denominação de Origem Controlada Dão, uma das DOCs mais antigas de Portugal, demarcada em 1908. As uvas das variedades Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz são colhidas manualmente e criteriosamente escolhidas em mesa seletora. Antes da fermentação alcoólica com leveduras selecionadas em tanques de aço inox com temperatura controlada, é realizada uma maceração a frio por 24 horas. Após a fermentação malolática o vinho é passado para outros tanques de inox para decantar naturalmente e ser engarrafado.


● Corte de uvas: Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Este vinho não tem passagem por madeira.


● Notas de Degustação: Cor rubi brilhante. Aroma de boa intensidade de frutos vermelhos e escuros (cerejas e ameixas) e toques florais de violeta. Na boca é fácil de beber e de gostar, com bom frescor e taninos macios. É claramente um Dão combinando corpo médio e intensidade com o excelente frescor e vivacidade típicos da região. É um vinho agradável, com retrogosto frutado, e uma sutil nota terrosa. Recomendo ter uma segunda garrafa por perto.


● Estimativa de Guarda: é um vinho pronto para ser bebido, mas aguenta mais 1 ou 2 anos!


Notas de Harmonização: Vinho bem versátil, vai bem com carnes vermelhas (como iscas de filé), com cozido a moda de Portugal, aves, carne suína, cordeiro, embutidos, massas leves e antipastos. Queijos leves a médio curados. Acompanhou muito bem um bife de lombo assado enrolado com damasco seco e bacon, servido com babatas assadas.


Serviço: servir entre 15 e 17ºC.

Faixa de Preço – $$


Importado pela CASA RIO VERDE – TELEVENDAS: (31) 3116-2301. Loja Lourdes - Praça Marília de Dirceu, 104 – Tel.: (31) 3275-1237

bottom of page